Ao longo desta semana, representantes da Empresa de Planejamento e Logística (EPL) realizaram uma série de visitas técnicas nos Portos de Suape e Recife (PE), ambos no estado de Pernambuco, para coletar informações que subsidiarão o desenvolvimento do novo plano mestre do Complexo Portuário. O trabalho resultará em um diagnóstico sobre a situação atual dos portões, e planos de ações de curto, médio e longo prazo necessárias para o desenvolvimento da infraestrutura portuária.
Os Planos Mestres são elaborados pela EPL em apoio técnico às atribuições de planejamento da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA), do Ministério da Infraestrutura. Esses instrumentos de possuem o objetivo de traçar uma visão ampla e detalhada das atuais condições e problemas, existentes ou potenciais futuros, no complexo portuário. Assim, é possível identificar e desenvolver ações que permitam investimentos ou ações necessárias para o pleno funcionamento dos Portos de Suape e Recife, com níveis de serviços adequados e eficientes.
Para atualização do plano, a EPL realiza estudos que avaliam as projeções de demanda, os acessos aquaviários e terrestres, a infraestrutura disponível, além dos aspectos ambientais e da relação porto-cidade. O trabalho também faz uma análise administrativa e financeira da gestão portuária, compreendendo tanto o ambiente interno quanto o ambiente competitivo em que as infraestruturas estão inseridas.
Com a conclusão dos estudos, o projeto será colocado em audiência pública para que a sociedade possa contribuir com o planejamento da infraestrutura portuária.
Planos Mestres Portuários – A atualização dos Planos Mestres Portuários faz parte do trabalho desenvolvido pela EPL que identifica necessidades de investimentos, orientando a composição de carteiras de arrendamentos a serem estruturadas e estudadas nos próximos anos em todos os complexos portuários brasileiros.
Galeria: