30 de abril de 2023

Ferrovias outorgadas à Infra S.A. são estratégicas para a infraestrutura do Brasil

Uma das funções da Infra S.A. é promover o desenvolvimento da infraestrutura ferroviária do Brasil de forma sustentável, integrada, inovadora e efetiva. Além da execução das obras de construção de linhas férreas, a empresa também atua na reestruturação do setor, ofertando planejamento, estudos e projetos de qualidade que estimulam investimentos privados para a ampliação do transporte ferroviário.
Atualmente, a Infra é responsável pela continuidade das obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) e pelo acompanhamento dos investimentos realizados na Ferrovia Centro-Oeste (FICO) e na Ferrovia Norte-Sul (FNS).
Neste Dia do Ferroviário, a Infra S.A. destaca três empreendimentos que são estratégicos para a integração da rede de transportes além da redução dos custos logísticos e de emissão de gases de efeito estufa.

Ferrovia de Integração Oeste Leste (FIOL)

A FIOL ligará o futuro porto de Ilhéus (no litoral baiano) à Ferrovia Norte-Sul. Ela terá mais de 1.500 km de extensão quando finalizada e será um corredor de escoamento de minério do sul da Bahia e de grãos do oeste baiano.
Atualmente encontra-se em andamento as obras da FIOL II:

. O lote 5 está com 66% das obras concluídas. O trecho tem 162 km de extensão entre Caetité/BA e a ponte sobre o rio São Francisco, em Bom Jesus da Lapa/BA.

. O lote 6 tem 163km de extensão e fica entre a ponte do rio São Francisco, em Serra do Ramalho/BA e o município de Correntina/BA. As obras estão na fase de terraplanagem e têm cerca de 250 trabalhadores em campo.

. O lote 7 está com 77% das obras executadas, grande parte do trecho já está com os trilhos. São 157 km entre Correntina/BA e Barreiras/BA. A licitação para o remanescente da obra já foi publicada e constava no plano de 100 dias do Ministério do Transporte.

Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO)

A FICO é um projeto de ferrovia transversal com múltiplas possibilidades de transporte de carga porque, em Mara Rosa/GO, ela se interliga à FNS dando acesso aos portos de Itaqui/MA, de Santos/SP e Ilhéus/BA.
As obras da FICO são resultado da renovação antecipada do contrato de concessão da Estrada de Ferro Vitoria Minas -EFVM, materializando a primeira experiência de investimento cruzado no âmbito do governo federal. A Vale é responsável pela construção do trecho. Já a obtenção de licenças ambientais, desapropriação e fiscalização das obras são atividades realizadas pela Infra S.A.
No primeiro lote do projeto, que liga as cidades de Mara Rosa/GO a Água Boa/MT, a ferrovia terá 383 km de extensão. Recentemente, a Infra S.A. concluiu o processo de desapropriação relativo a 80 quilômetros de frente de obras, possibilitando o início da contagem de prazo para a construção do primeiro trecho da ferrovia.
Uma das principais preocupações do projeto da FICO foi a mitigação dos impactos ambientais. Como resultado, a ferrovia não intercepta nenhuma unidade de conservação ou caverna e tem a maior densidade de passagens de fauna ao longo de seu trajeto quando comparado a outros empreendimentos. Também são cultivadas mudas de árvores no programa de plantio compensatório.

Ferrovia Norte-Sul (FNS)

Com o objetivo de cortar o Brasil de Norte a Sul, a FNS é considerada a espinha dorsal no sistema ferroviário brasileiro.
A Infra S.A. tem sob sua responsabilidade o monitoramento das sub concessões da FNS, bem como a gestão de diversos terminais de cargas ao longo da ferrovia. São 17 contratos ativos que já chegaram a movimentar mais de 3 milhões de toneladas de carga em um ano, o que seguirá crescendo em receita para o Estado e em fomento à logística nacional, promovendo o acesso dos diversos setores produtivos ao transporte ferroviário.

 

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Assessoria de Comunicação Social