19 de abril de 2023

Semana dos Povos Indígenas: Infra S.A. inicia plantio de árvores na Terra Indígena Marãiwatsédé, no Mato Grosso

Área reflorestada foi determinada por indígenas que habitam a região. Ação faz parte do processo de licenciamento ambiental da rodovia BR-158/MT

Sustentabilidade e desenvolvimento. A Infra S.A. iniciou o plantio de árvores para reflorestar 93 hectares dentro da Terra Indígena Marãiwatsédé, no Mato Grosso. No total, serão plantadas mais de 150 mil mudas em uma área equivalente a 93 campos de futebol.

O trabalho conduzido pela empresa foi aprovado pelas lideranças Xavante, que habitam a região, e considerou o potencial de uso das plantas pelas comunidades e pela fauna local. Entre as finalidades estão alimentação, uso medicinal, produção de artesanato, produção de mel, madeira, paisagismo, alimentação de fauna e outras atividades.

O reflorestamento é parte do plano de plantio compensatório para o licenciamento ambiental de dois trechos da rodovia BR-158/MT: o primeiro com 213,5 quilômetros de extensão, entre a divisa do Mato Grosso com o Pará e o entroncamento com MT-433 (trecho norte), e o segundo entre o entroncamento da MT-242/322 até o município de Ribeirão Cascalheira, com 89,8 quilômetros de extensão (trecho sul).

O diretor-presidente da Infra S.A., Jorge Bastos, destaca que toda a ação desenvolvida pela empresa foi acompanhada pela Fundação Nacional do Índio (Funai) e por representantes das aldeias da região, que indicaram o local para o plantio das árvores.

“A Infra S.A alia o desenvolvimento sustentável da nossa infraestrutura com a preservação do meio ambiente. O respeito aos povos tradicionais é um dos pilares de todos os projetos desenvolvidos pela empresa. Mais do que reduzir impactos ambientais, cada árvore plantada na região traz benefícios para o futuro da comunidade.”

Mata Densa

No idioma Xavante, Marãiwatsédé significa mata densa. A Terra Indígena está localizada entre as bacias dos rios Xingu e Araguaia, no nordeste mato-grossense.

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Assessoria de Comunicação Social