Na última sexta-feira (20), representantes da Infra S.A. e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizaram uma visita técnica ao canteiro de obras da ferrovia e acompanharam operações como o desmonte de rochas e realização de aterros.
Os trilhos que serão utilizados para a construção do primeiro trecho, com 363 quilômetros de extensão e que vai até o município de Água Boa (MT), já foram entregues no Porto do Itaqui (MA) e devem chegar a Mara Rosa nas próximas semanas. O transporte das oito mil toneladas de trilhos será realizado pela Ferrovia Norte-Sul.
A construção da ferrovia é resultado de um acordo entre a Infra S.A., ANTT e a empresa Vale. O mecanismo de investimento cruzado permitiu que, ao realizar a renovação antecipada da concessão das ferrovias operadas pela Vale, a empresa desse a contrapartida de realizar investimentos em obras nas estradas de ferro outorgadas à Infra S.A. Após a conclusão dessas ferrovias pela Vale, a Infra S.A. poderá realizar a concessão dos ativos à iniciativa privada, captando recursos que serão aplicados na malha ferroviária do Brasil.
Ferrovia verde – A Infra S.A. atuou para mitigar os impactos ambientais da ferrovia desde o início do projeto. O plano básico ambiental conta com programas de proteção da fauna e flora, comunicação social, educação ambiental, entre outros. Os aterros foram projetados para terem altura inferior a 20 metros visando respeitar a altura das copas das árvores, assim garantindo o fluxo das aves da região.
A Infra S.A. também publicou e entregou 800 exemplares do livro “A Traição” à comunidade Quilombola João Borges Vieira e 10 exemplares à Biblioteca Oliveira Silveira da Fundação Cultural Palmares (FCP). O livro conta a história ancestral da comunidade quilombola na área de influência da FICO.
Em 2020, a FICO participou do primeiro programa brasileiro de certificação de títulos verdes junto à Climate Bonds Initiative (CBI) para investimento em infraestrutura. Para isso foi realizada a estimativa de emissões de Gases de Efeito Estufa pela operação ferroviária pelo método do Programa Brasileiro GHG Protcol. Pelo estudo, ficou demostrado, que a FICO atende as diretrizes estabelecidas pelo Climate Bond Initiative – CBI para certificação dos projetos e integração aos projetos de emissões de títulos verdes.