Na última semana, o Ministério da Infraestrutura aprovou os Planos Setoriais de Transportes desenvolvidos pela Infra S.A. O Plano Setorial de Transportes Terrestres, o Plano Setorial Hidroviário e o Plano Setorial Portuáriodãocontinuidade ao Plano Nacional de Logística 2035 e fazem parte do Planejamento Integrado de Transportes desenvolvido pelo MInfra.
A união dos planos setoriais viabiliza o desenho de uma carteira de projetos e de ações que podem contribuir para o desenvolvimento do setor de transportes no Brasil. O trabalho mostra que cerca de 500 empreendimentos têm o potencial para transformar a divisão modal da logística brasileira, onde os modos de grande capacidade (ferrovias, hidrovias e transporte marítimo em cabotagem) chegariam a representar mais de 60% da carga transportada no país.
Com foco na intermodalidade, as obras listadas nos documentos podem reduzir os custos do transporte em até 30%, o que implicaria no aumento da competitividade das exportações e menores custos finais de diversos produtos à população brasileira. Além disso, também foram quantificadas nos Planos Setoriais a redução de emissões de CO², redução dos acidentes em rodovias e redução nos tempos de deslocamentos interurbanos de pessoas.
Os três documentos serão colocados em audiência pública para que sejam feitas as contribuições do setor de transportes e da sociedade, o que deve ocorrer no próximo ano.