11 de outubro de 2022

Infra S.A. atua para concluir obras ferroviárias outorgadas à Valec

Empreendimentos são fundamentais para aumentar participação das ferrovias na matriz de transportes brasileira

A Infra S.A. atua para desenvolver o setor ferroviário no Brasil. Atualmente, a empresa é responsável pela continuidade das obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste e pela fiscalização dos investimentos realizados da Ferrovia Centro-Oeste (FICO) e da Ferrovia Norte-Sul (FNS).

O Plano Nacional Logística (PNL 2035), desenvolvido pela Infra S.A. em parceria com o Ministério da Infraestrutura, considera os três empreendimentos estratégicos para integração da rede de transportes e reduzir custos logísticos e a emissão de gases de efeito estufa.

Confira um breve histórico dos empreendimentos ferroviários:

FIOL

Com aproximadamente 1.527 km de extensão, a Ferrovia de Integração Oeste – Leste (FIOL) ligará o futuro porto de Ilhéus (no litoral da Bahia) ao município de Figueirópolis (no Tocantins), ponto em que se conectará com a Ferrovia Norte-Sul. Em abril de 2021, a primeira etapa da ferrovia, denominada FIOL I, foi subconcedida à mineradora BAMIN.

A segunda etapa da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL II), que conecta as cidades baianas de Caetité e Barreiras, alcançou 180 km de trilhos lançados em grade em agosto de 2022. A ferrovia está em execução e o planejamento do Ministério da Infraestrutura é que se torne um empreendimento viável para a subconcessão em 2023. A FIOL se constituirá em um corredor de escoamento de minério do sul da Bahia e de grãos do oeste baiano. A estimativa é de que, quando estiver em plena operação, promova uma redução de 86% na emissão de gases do efeito estufa na atmosfera.

FICO

A Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO) foi planejada para ter aproximadamente 4.400 km de extensão em solo brasileiro, parte do projeto da EF – 354 (Ferrovia Transcontinental).

As obras da FICO são resultado do primeiro contrato de investimento cruzado assinado pelo Governo Federal. Pelo contrato, a Vale é responsável pela construção do trecho, que ligará as cidades de Mara Rosa/GO e Água Boa/MT. Já a obtenção de licenças ambientais, desapropriação e fiscalização das obras são atividades realizadas pela Infra S.A. Atualmente, 30 quilômetros já foram desapropriados e estão em fase de construção. A estimativa é de que mais 50 quilômetros sejam liberados para obras até o final do ano.

FNS

A Ferrovia Norte-Sul (FNS) é a espinha dorsal do sistema ferroviário brasileiro e corta os estados do Maranhão, Tocantins, Goiás e São Paulo. Possui uma extensão de 2.259 quilômetros, todos eles disponibilizados para subconcessão: o tramo norte (Açailândia/MA a Palmas/TO) é operado pela empresa VLI, vencedora do certame em 2007, e os tramos central (Palmas/TO a Anápolis/GO) e extensão sul (Ouro Verde/GO a Estrela d’Oeste/SP) foram subconcedidos à Rumo em 2019.

Programa Terminais Inteligentes

A estruturação de ativos para a concessão de uso de áreas de terminais é uma das diretrizes de negócios da Infra S.A. Atualmente, a estatal detém a gestão de 17 terminais de outorga ao longo da FNS. Dentre eles, 12 têm como objeto instalações de armazenagem e/ou transbordo implementadas com 11 em plena operação.

Nos últimos dois anos, foram promovidos quatro leilões e cinco consultas públicas dentro do programa Terminais Inteligentes. Somente no mês de setembro de 2022, a estatal promoveu dois leilões de terminais: um para a concessão de área voltada à armazenagem e movimentação de granéis sólidos agrícolas em Porto Franco/MA, vencido pela AGREX do Brasil; e o mais recente concedeu uma área destinada à implantação de um terminal de granéis líquidos no pátio localizado em Santa Helena de Goiás/GO, arrematado pela Granel Química.

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Assessoria de Comunicação Social