Um dia histórico para a infraestrutura do Brasil. Nesta quarta-feira (5), o Ministério da Infraestrutura formalizou o início das atividades da Infra S.A., empresa responsável pelo planejamento, desenvolvimento de projetos, engenharia ferroviária e inovação para o setor de transportes.
A criação da Infra S.A. foi conduzida pelo Ministério da Infraestrutura em conjunto com o Ministério da Economia. A empresa é resultado da incorporação das atividades da Empresa de Planejamento e Logística (EPL) pela Valec Engenharia, Construções e Ferrovias e representa uma estatal a menos na estrutura federal, o que contribui para a redução do tamanho do estado. O formato desenvolvido para a criação da Infra S.A. serve de modelo para futuras incorporações que venham a ser realizadas pelo governo federal.
Durante a cerimônia, que marcou a posse da Diretoria Executiva da Infra S.A., o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, destacou que o setor é fundamental para o desenvolvimento, geração de empregos e redução da desigualdade.
“Sabemos da importância da infraestrutura para o Brasil, que cresce do interior em direção ao litoral, com ampliação da produção em regiões importantes e aumento das exportações. Vamos equilibrar nossa matriz de transportes, com participação da ferrovias, para que o país continue a se desenvolver de maneira sustentável”.
O diretor-presidente da Infra S.A., Mateus Szwarcwing, ressaltou que a empresa tem como objetivo melhorar a vida dos brasileiros por meio da infraestrutura de transportes. “Vamos integrar a rede logística do Brasil, reduzir os custos logísticos e, assim, fazer com alimentos, remédios e bens de consumo cheguem mais baratos aos consumidores”.
A Infra S.A. se inicia em um momento em que a participação da iniciativa privada nos investimentos para o setor de transportes tem crescido. A empresa possui uma carteira de projetos com mais de 60 empreendimentos que serão desestatizados e gerar mais de R$ 200 bilhões em investimentos. A conclusão das obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) será realizada pela Infra S.A. A FIOL ligará o futuro porto de Ilhéus (BA) ao município de Figueirópolis (TO). A empresa ainda atua na obtenção de licenças ambientais, desapropriações e fiscalização das obras da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO).
O quadro de diretores da Infra S.A. é composto pelo diretor-presidente e diretor substituto de Mercado e Inovação, Mateus Szwarcwing, diretor de Administração e Finanças, Marcelo Caldas, diretor de Empreendimentos, Alex Trevizan e diretor de Planejamento, Alessandro Reichert.