Nesta sexta-feira (30), o Ministério da Infraestrutura iniciou as atividades da Infra S.A. Resultado da incorporação da EPL pela Valec, a empresa é o centro de inteligência do Governo Federal para o setor de transportes e é responsável pelo planejamento integrado de longo prazo, estruturação de projetos de infraestrutura, obras de engenharia ferroviária e serviços de desburocratização. A estatal tem por finalidade ampliar a participação da iniciativa privada nos investimentos em infraestrutura no Brasil. Com a estruturação de projetos para concessão de ativos e foco no planejamento de longo prazo, a Infra S.A. será responsável por dar continuidade ao programa de fomento e parcerias público-privadas do Governo Federal.
O processo para criação da Infra S.A. foi conduzido pelo Ministério da Infraestrutura em conjunto com o Ministério da Economia. Essa é a primeira incorporação de uma empresa pública federal e contribui para reduzir o tamanho do estado. O formato desenvolvido para a Infra S.A. serve de modelo para futuras incorporações que venham a ser realizadas pelo governo.
Na prática, o que ocorre é a absorção das competências e atividades da EPL pela Valec, que passa a contar com um novo nome fantasia: Infra S.A. A decisão de unir as empresas foi tomada para aumentar a eficiência da rede de transportes.
No primeiro momento, a diretoria da Infra S.A. conduzirá um processo de transição, em que será definido o novo regimento interno da empresa.
O quadro de diretores da Infra S.A. é composto pelo diretor-presidente, Mateus Szwarcwing, diretor de Administração e Finanças, Marcelo Caldas, diretor de Empreendimentos, Alex Trevizan e diretor de Planejamento, Alessandro Reichert.
EPL
A EPL foi criada em 2014 e passou a ser vinculada ao Ministério da Infraestrutura em 2019. Hoje, a empresa conta com uma carteira de mais de 70 projetos, como a desestatização do Porto de Itajaí (SC) e a concessão da BR-381/MG. No planejamento, além do Plano Nacional de Logística, a estatal desenvolve os planos setoriais que detalham os investimentos necessários para rodovias, ferrovias, portos e aeroportos. O Observatório Nacional de Transporte e Logística, os estudos de licenciamento ambiental e todas as atividades e metodologias desenvolvidas pela EPL serão destinadas à Infra S.A.
Valec
A empresa foi criada em 1972 e, atualmente, realiza as obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), que ligará o futuro porto de Ilhéus (BA) ao município de Figueirópolis (TO), e fiscaliza os investimentos do setor privado nas obras da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO), entre os municípios de Mara Rosa (GO) e Vilhena (RO). Entre as responsabilidades da Valec também estão o desenvolvimento dos sistemas de transportes de cargas sobre trilhos no Brasil e sistemas de interligação de estradas de ferro com outras modalidades de transporte.