A empresa foi citada por revista especializada e por reportagem do TCU como pioneira no uso da tecnologia de drones aliada à de satélites no monitoramento da faixa de domínio.
A Superintendência de Desapropriação (SUDES) da VALEC foi citada em recente reportagem da Revista Ferroviária, intitulada “Máquinas Voadoras nos Trilhos”. A matéria fala sobre o uso da tecnologia aliada ao monitoramento e controle da faixa de domínio. Os resultados têm produzido grande economia e eficiência para a empresa, trazendo respostas imediatas do que ocorre em cada quilômetro da linha.
Créditos: Cotécnica
Além do uso de Drones para apoio à Desapropriação, a matéria da revista especializada cita ainda, o imageamento via satélite como complemento das atividades e o volume de dados já adquiridos, com mais de 30 mil km voados com drones e mais de 500.000 fotografias aéreas gravadas no banco de dados da Superintendência.
Para dar continuidade e otimizar ainda mais esse trabalho, a SUDES acaba de adquirir um veículo rodoferroviário, através do contrato com uma de suas apoiadoras (Contécnica) que trará mais agilidade aos serviços de fiscalização e controle de invasões e ocorrências da faixa de domínio. O veículo percorrerá todo o trecho operacional da Ferrovia Norte-Sul, de Anápolis-GO até Açailândia-MA.
A equipe da Superintendência de Desapropriação (SUDES) da VALEC já conta com o apoio de cinco drones que estão operando diariamente no monitoramento de todos os empreendimentos ferroviários, com cerca de 3.285 km de extensão.
O uso da tecnologia rendeu outro elogio aos trabalhos executados. Em reportagem do TCU, “Geocontrole: TCU desenvolve sistema pioneiro de análise de imagens de satélites”, o tribunal parabeniza a VALEC pelo uso integrado de imagens de drones e satélites, os quais estão sendo base para as atividades de auditoria do órgão de controle. A matéria pode ser acessada aqui.
Nos últimos meses, a SUDES, através da Diretoria de Engenharia, vem procurando estreitar o relacionamento com as demais Diretorias. O objetivo é internalizar e difundir o uso dos produtos gerados pelos serviços de monitoramento para que a empresa possa melhorar a qualidade dos trabalhos, com redução de custos e melhorias no controle interno das atividades de cada setor. Esta parceria está sendo amplamente utilizada pelos setores de Operações, Projeto e Meio Ambiente.
Juntamente com a Superintendência de Tecnologia (SUPTI), a SUDES está desenvolvendo com o apoio da CDS, empresa de desenvolvimento de Sistemas e Gestão de Banco de Dados, parte do banco de dados corporativo, que contará com um novo sistema web de visualização de dados Geográficos, no qual fará a integralização dos dados geoespaciais de imagens e vetores de todas os setores demandados da VALEC. Este projeto está em fase de desenvolvimento e uma vez implantado, poderá ser acessado por todos, permitindo uma melhor integração e visualização de todas as atividades das áreas, num único visualizador de dados na Internet.
A VALEC realiza constantemente a capacitação e treinamento na prática de operação de Drones e Processamento de Imagens para os colaboradores que estão atuando com esta tecnologia.
(texto: SUDES)