27 de maio de 2020

Valec testa para Covid 19 empregados em atividade presencial no edifício sede

A Valec iniciou, nesta semana, rodada de testes com empregados que trabalharam, de forma presencial, no edifício sede da empresa desde que foi instituída a Portaria n°. 100/2020. Os kits de diagnóstico rápido para detecção de infecção viral por Coronavírus (SARS-COV-2) foram adquiridos pela Diretoria de Administração e Finanças (Diraf) da empresa, com o intuito de identificar eventuais empregados com COVID-19 assintomáticos e minimizar riscos de contaminação. O cronograma dessa primeira testagem prevê a realização dos diagnósticos nos dias 26 e 27/05. Serão testados os empregados da Valec que tiveram os registros de acesso predial ocorridos entre os dias 26/04 e 22/05/2020.

Segundo o Diraf, Márcio Medeiros, “essa medida reflete a responsabilidade da Valec com seus empregados e familiares. O Ministério da Infraestrutura aprovou a ideia e vai orientar que outras unidades vinculadas reproduzam a mesma ação. Estamos construindo uma nova empresa, referência em inovação e ações de repercussão para seus empregados e para a sociedade”. Medeiros destacou também que a Diretoria da Valec vem orientando a Superintendência Administrativa da empresa a adotar procedimentos de higienização dos espaços e orientações de sua força de trabalho para o enfrentamento desta Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional, buscando a harmonia entre os cuidados com a saúde de seus colaboradores e a manutenção da performance de seus negócios. “A infraestrutura não pode parar, pois ela garante o abastecimento e a sustentabilidade da economia. Para dar mais conforto aos empregados e seus familiares, decidimos fornecer os testes de detecção de Covid-19 para identificar e segregar empregados não contaminados, assintomáticos e imunizados. Felizmente, nenhum dos empregados testados foi contaminado pelo vírus”, completou o Diraf.

De acordo com Raphael Brandão, representante da Superintendência Administrativa, responsável pela ação, somente ontem (26) foram testados mais de 60 empregados e não foi identificado nenhum caso de contaminação viral por Coronavírus. “Caso algum empregado seja diagnosticado como portador da doença, será recomendada a adoção das medidas de isolamento e cuidados com a saúde em seu domicílio, visto que somente os casos sintomáticos graves devem recorrer aos corredores hospitalares, conforme protocolo de Manejo Clínico do Corononavírus, publicado pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde”, informou Brandão.

Testado no primeiro dia, Alex Rampazzo, superintendente de Gestão Ambiental e Territorial, destacou que a iniciativa traz mais confiança para empregados, colaboradores e prestadores de serviço. Rampazzo também lembrou o viés de sustentabilidade da ação. “Ser sustentável é conciliar três pilares: o econômico, o social e o ambiental. A testagem tem impacto no pilar econômico quando, cientificamente, atesta condições para a continuidade das atividades da empresa por seus empregados. Na parte social, evidencia-se a preocupação da empresa com a saúde e o bem-estar de seus colaboradores. Por fim, do ponto de vista ambiental, temos a preocupação com o nosso local de trabalho, que é o nosso meio ambiente, lugar onde passamos muitas horas por dia e desenvolvemos boa parte do nosso ciclo social. Parabenizo os responsáveis pela ação”, completou.

Várias ações já foram adotadas pela Valec para o enfrentamento da pandemia, entre elas:  1) Portaria n°. 100/2020;  2) notificação direcionada às empresas contratadas para cuidados adicionais com seus colaboradores; 3) sistema de rodízio que alcança empregados e terceirizados; 4) cuidados adicionais com a limpeza dos espaços compartilhados e de uso frequente, com ênfase na assepsia de superfícies mais tocadas; 5) aumento do número de dispensers de álcool em gel; 5) envio de máscaras para as frentes de trabalho da Fiol; 6) divulgação, via Ascom, sobre a necessidade de uso de máscaras caseiras; e 7) testagem diagnóstica.

O teste adquirido pela Valec foi o Medteste, da Medlevensohn – Registro Anvisa n°. 80560310056.

Texto: Ana Caichiolo
Imagem: Ascom

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Assessoria de Comunicação Social