24 de junho de 2020

Olhar voltado ao mercado e integridade na gestão pública definem nova condução da Valec

Em live com a Revista Ferroviária, André Kuhn falou sobre os planos para as ferrovias nos próximos anos

O diretor-presidente da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., André Kuhn, participou ontem (23) do Webinar Nos Trilhos, encontro promovido pela Revista Ferroviária voltado aos participantes e interessados pelo setor ferroviário.

Kuhn destacou como principal atividade hoje da empresa a construção da Fiol 2 e disponibilização desse ativo de infraestrutura para subconcessão até 2022. “A fim de dar agilidade ao processo, estamos firmando parceria com o Exército no lote 6 da ferrovia. A partir do momento em que o Exército entra em um empreendimento, temos uma relação ganha/ganha para o Brasil.”

Perguntado sobre o presente e o futuro da Valec, o diretor-presidente reconheceu que a empresa passou por um período difícil de definições em 2019, mas que hoje passa por um redesenho positivo, que trará mais confiança para seu corpo funcional e, consequentemente, mais retorno para a sociedade. “Estamos nos reestruturando para a futura junção com a EPL e, a partir dessa junção, criação de uma nova empresa, a Infra S.A., que deverá ampliar nossas frentes de atuação na infraestrutura brasileira”.

Os participantes do Webinar também perguntaram sobre os pátios multimodais presentes ao longo da Ferrovia Norte-Sul, construída pela Valec e hoje subconcedida à iniciativa privada. André Kuhn esclareceu que, de fato, os terminais permanecem sob a gestão da Valec e que a exploração comercial desses empreendimentos é fonte de recursos para a União. “Nós estamos trabalhando na concessão dos pátios e nossa meta é incrementar consideravelmente os ganhos a partir dessas concessões”.

No encerramento de sua participação no Webinar Nos Trilhos, o diretor-presidente da Valec reafirmou seu compromisso em tornar a empresa referência para o Brasil não só em sua atividade fim, mas como ente da administração pública federal. Nesse contexto, mencionou a adesão ao programa Radar Anticorrupção do Ministério da Infraestrutura, que ganhou reforço esta semana com a visita in loco da equipe ministerial. De acordo com Kuhn, “os resultados da análise feita pelo time da subsecretaria de Conformidade e Integridade do MInfra trarão diagnósticos e apontamentos importantes para o aprimoramento da conduta e integridade da Valec.”

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Assessoria de Comunicação Social