21 de agosto de 2020

100 Dias de Gestão | Valec: uma empresa pública alinhada aos novos tempos

O reposicionamento da Valec vem ao encontro das expectativas do Governo do Brasil e do Ministério da Infraestrutura, que entendem que o Estado deve estar apenas onde é necessário

A Diretoria Executiva da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. apresentou hoje (21) um balanço dos 100 primeiros dias da atual gestão da empresa pública. O evento aconteceu no auditório da Valec para um grupo reduzido de participantes, tendo em vista as orientações de distanciamento social decorrentes da pandemia do novo coronavírus, e foi transmitido ao vivo no canal da empresa no YouTube.

Logo na abertura do evento, o diretor-presidente da Valec, André Kuhn, agradeceu a presença de autoridades e representantes de instituições parceiras, dentre eles os representantes do Ministério da Infraestrutura: o secretário-executivo substituto, Rodrigo Cruz, a subsecretária de Governança e Integridade, delegada Fernanda Costa, o assessor especial, Marcos Kleber, o assessor da Secretaria Executiva, Alex Trevizan. Estiveram também presentes o diretor de Infraestrutura Ferroviária do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), Marcelo Chagas, o gerente de Projetos Ferroviários da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Jean Mafra, e o jornalista fundador da Agência Infra, Dimmi Amora. Após os agradecimentos, Kuhn passou a palavra a Rodrigo Cruz, como representante do MInfra, para transmitir aos participantes a avaliação do Ministério supervisor da Valec sobre os 100 dias da atual gestão.

Cruz deu início à sua fala ressaltando o que chamou de “plano audacioso” e “olhar especial” do ministro Tarcísio Gomes de Freitas para as ferrovias do Brasil, por meio da priorização da parceria entre o setor público e o privado para a ampliação do modal ferroviário. “Sem o apoio da Valec, não iremos avançar nesse projeto. Destaco aqui a melhoria administrativa ocorrida na empresa nesses 100 dias, com a redução de custos, a parceria firmada com o Exército para a execução de parte da Fiol 2, a implantação do Funil de Inovação, que coloca a Valec ainda mais alinhada às diretrizes do MInfra e do Governo do Brasil, bem como a aplicação do BIM (Building Information Modeling) na contratação de obras públicas”, declarou o secretário-executivo adjunto.

Kuhn aproveitou a oportunidade para agradecer publicamente pela escolha do ministro Tarcísio para a pasta da Infraestrutura feita pelo presidente Jair Bolsonaro. “Foi uma escolha técnica extremamente acertada. É um privilégio para nós, da Diretoria Executiva da Valec, trabalhar de forma tão alinhada ao MInfra e suas vinculadas”. Em seguida, passou à apresentação das ações dos 100 dias de gestão. “Estamos aqui para prestar contas à sociedade e a todas as instituições e parceiros que confiam na Valec. Quero deixar claro que, para nós, o principal ativo da nossa empresa são as pessoas que a compõem: profissionais de alto nível técnico comprometidos com o desenvolvimento do país”, disse o diretor-presidente.

Convidado a apresentar as iniciativas da Diretoria de Engenharia no período, o diretor Washington Lüke disse que a adoção do BIM na empresa é uma das prioridades da sua gestão. “Trata-se de um novo paradigma da construção civil. Aqui, encontrei uma equipe motivada e disposta a adotar esse conjunto de processos de tecnologia que trará maior eficiência e menores custos para as obras”, afirmou Lüke. O Diren também fez menção ao fato de a Valec ser referência em gestão ambiental para todo o setor público. A partir da experiência acumulada pela área, todos os processos do setor de Engenharia da empresa passaram a integrar um sistema único, o SIDE, o que permite a melhoria da gestão.

Para falar também sobre o aprimoramento da gestão, o diretor de Administração e Finanças, Márcio Medeiros, citou a implantação do SEI na Valec. O Sistema Eletrônico de Informações, desenvolvido e cedido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), passou ser a ferramenta de gestão dos processos internos da estatal em junho. “É uma ferramenta que confere transparência, economia, valores que norteiam os trabalhos da nossa área administrativa”, declarou Medeiros. Na esteira da eficiência, o Diraf elogiou a equipe que encontrou na Valec. “Graças a esse time, conseguimos, em tão pouco tempo, economizar recursos para a União sem perder a qualidade dos empreendimentos, apenas destinando o dinheiro para onde é mais importante e pode trazer resultados”.

Ainda sobre resultados positivos e receitas para a estatal, falou o diretor de Negócios, Jeferson Cheriegate, que também agradeceu a oportunidade de poder implantar essa nova área em uma empresa pública. “A Valec tem expertise adquirida ao longo de 48 anos construindo ferrovias estruturantes. A nossa proposta é, por meio da metodologia do Funil de Inovação, adaptar ideias e transformá-las em produtos e serviços voltados ao desenvolvimento da infraestrutura”, afirmou o diretor. “Para nós, os novos negócios têm que fazer sentido para uma estatal. Não temos interesse em competir com o privado. Um dos objetivos é proporcionar o aumento da competitividade nas concessões dos terminais multimodais. Aproveito para anunciar, em primeira mão, que estão disponíveis no site da Valec todos os documentos (modelos de contrato, editais, etc) para o processo de concessão do Terminal de Porto Franco, no Maranhão.

A apresentação dos 100 dias de gestão demonstrou que o modelo de gestão adotado pela nova Diretoria se baseia nos pilares Tecnologia e Inovação; Receitas e Novos Negócios; Comunicação; e Sinergia. Sobre essas bases, a Presidência e as Diretorias de Administração e Finanças, de Engenharia e de Negócios construíram as principais diretrizes que devem conduzir a Valec pelos próximos anos. No evento, ficou evidenciada a integração da empresa com o Ministério da Infraestrutura e seus órgãos vinculados, com o Parlamento e com o mercado. Esse reposicionamento da Valec vem ao encontro das expectativas do Governo do Brasil e do Ministério da Infraestrutura que entendem que o Estado deve estar apenas onde é necessário e, para isso, deve atuar de forma eficiente, íntegra e fomentar parcerias com o setor privado.

O que foi notícia nos 100 dias

Em apenas 100 dias, a Valec estruturou sua área de Negócios, reduziu gastos administrativos, aumentou orçamento para as obras em 2021, firmou parcerias estratégicas, manteve o ritmo da construção e os empregos dos trabalhadores da Fiol 2, no interior da Bahia. Confira uma breve retrospectiva, em notícias, das principais iniciativas da empresa desde o último mês de abril:

  • Engenheiros da Valec que participaram da construção do Hospital de Campanha recebem homenagem – leia mais
  • Ministro da Infraestrutura, secretário Executivo da pasta e diretor-presidente da Valec visitam as obras do lote 7 da Ferrovia de Integração Oeste- Leste (Fiol) – leia mais
  • Valec assume papel importante na emissão de títulos verdes – leia mais
  • Empresa pública reforça sua aderência ao programa Radar Anticorrupção do Ministério da Infraestrutura – leia mais
  • Valec e Exército firmam parceria estratégica para agilizar a conclusão da obra da Fiol 2 – leia mais
  • Ativos da Valec são apresentados ao mercado em Roadshow com ABIOVE – leia mais
  • Parlamentares conhecem benefícios da Fiol para a logística nacional – leia mais
  • Fabricação própria de materiais barateia e agiliza a obra da ferrovia – leia mais
  • Modernidade e confiabilidade são as marcas da produção de britas no lote 7 da Fiol – leia mais
  • Valec economiza 32,5% com redução de plano administrativo – leia mais
  • Engenharia ferroviária desenvolvida pela Valec engloba inovação e multidisciplinaridade – leia mais
  • Desenvolvimento de ativos estratégicos preparam a Valec para novos rumos – leia mais

Maior transparência, mais diálogo com a sociedade

A nova proposta da Valec passa também pelo reforço da sua relação com a sociedade. Nos últimos 100 dias, a Valec obteve maior engajamento e participação do público nas redes sociais onde se faz presente (Twitter, Instagram, LinkedIN e Facebook). Além de uma maior presença nas redes, a estatal vem abrindo espaço na imprensa, tanto a especializada em infraestrutura, como na geral. O objetivo é ser reconhecida como referência quando o assunto é planejamento e construção de ferrovias.

Próximos passos

No encerramento do evento, o secretário-executivo adjunto do MInfra, Rodrigo Cruz, falou sobre o que a pasta espera para o futuro da Valec, com destaque para a criação da Infra S.A., empresa pública de infraestrutura que surgirá a partir da soma de esforços da Valec e da EPL (Empresa de Planejamento e Logística S.A.). “A Infra S.A. será uma empresa moderna, com mais entrada no mercado e maior otimização de recursos púbicos. A Valec demonstrou que já está pavimentando esse caminho”, encerrou Cruz.

Assista ao vídeo abaixo com um breve resumo das principais iniciativas da nova gestão da Valec nesses 100 dias

 

Perdeu o balanço dos 100 dias de Gestão? Assista à íntegra no canal da Valec no YouTube

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Assessoria de Comunicação Social