Executivo também falou sobre projetos ferroviários e reestruturação da estatal durante o iNFRA debate
Na última sexta-feira (28), no encontro iNFRADebate Live, promovido pela Agência iNFRA no seu canal no YouTube, o diretor-presidente da Valec, André Kuhn, apresentou detalhes sobre o andamento das obras ferroviárias brasileiras e sobre a reestruturação da estatal. O evento teve como mediador o editor-chefe da Agência iNFRA, Dimmi Amora, e contou também com a participação do presidente do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz.
A ampliação do modal ferroviário foi um dos destaques da live. Vaz enfatizou a relevância das ferrovias na intermodalidade, com hidrovias e rodovias, a fim de baratear os custos de transporte das commodities. Além disso, o presidente do Movimento Pró-Logística destacou a expectativa do setor para as concessões dos terminais intermodais geridos pela Valec, como é o caso do Terminal de Porto Franco no Maranhão, cuja audiência pública virtual acontece hoje, dia 31/08.
Questionado pelo mediador do debate, Dimmi Amora, sobre restrições orçamentárias e continuidade das obras da Fiol, Kuhn ressaltou a importância da viabilização orçamentária alinhada à execução dos serviços. “Estamos esperando um aporte de R$ 150 milhões, em setembro, para acelerarmos as obras da Fiol. Queremos chegar a 85% de execução física para tornarmos a ferrovia viável para subconcessão, até final de 2022.”
Outro ponto debatido foi a criação da Infra S.A., empresa pública que surgirá da fusão da Valec e da EPL (Empresa de Planejamento e Logística S.A.). Sobre o tema, Kuhn afirmou que “a futura Infra S.A. será o braço do governo que viabilizará projetos de infraestrutura importantes para o Brasil.”
Em mais uma demonstração de que o reposicionamento da estatal está alinhado a metas e diretrizes do Governo Federal e do Ministério da Infraestrutura, o presidente da Valec frisou, ao final de sua participação, que o papel de uma empresa pública não é o de competir com o setor privado. Ao contrário, é o de prover soluções que estimulem o setor produtivo. E foi além: “nosso objetivo é formar uma empresa autossustentável e independente de recursos da União. Viemos para vencer!”, concluiu o diretor-presidente da Valec.
Confira a íntegra da transmissão aqui.