31 de agosto de 2020

Modelagem da concessão do terminal de Porto Franco/MA avança com audiência pública

Durante a transmissão ao vivo, potenciais parceiros tiraram dúvidas e enviaram contribuições

A Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S. A. realizou hoje (31) audiência pública virtual para a concessão de uso do terminal do pátio intermodal de Porto Franco/MA.  Localizado no tramo norte da Ferrovia Norte-Sul (FNS), o terminal foi construído e está sob a gestão da Valec, que hoje deu mais um passo no processo de subconcessão ao setor privado.

Para abrir a audiência pública, foi convidado o secretário Nacional de Transportes Terrestres do Ministério da Infraestrutura, Marcello da Costa, que iniciou sua fala por afirmar que este é mais um marco da nova proposta e gestão da empresa pública. “Este modelo de gestão transparente e que estimula a ampliação do modal ferroviário por meio de uma maior sinergia entre os setores público e privado é uma demanda clara do Governo Federal, que fica ainda mais evidente com as diretrizes do Ministério da Infraestrutura. Já tivemos alguns sucessos nesse propósito de reforçar o modal com a subconcessão da FNS, a aprovação das renovações antecipadas de ferrovias já concedidas, e esta iniciativa de hoje acompanha essa tendência“. Marcello da Costa disse ainda que “precisamos reduzir custos logístico e o terminal de Porto Franco será essencial nesse contexto. Parabenizo a Valec pelo importante passo na transformação da logística do país. ”

Em seguida, da Costa passou a palavra ao diretor de Engenharia da Valec que, representando a Diretoria Executiva da estatal, reafirmou a confiança da alta administração no corpo técnico para conduzir a consulta. “Queremos ouvir a sociedade e os players do mercado para elaborarmos, da melhor forma, a modelagem da concessão”.

Com a palavra, o superintendente de negócios, Diógenes Álvares, passou à apresentação dos resultados dos estudos realizados para a viabilização do projeto, incluindo projeções de demanda, preços, custos operacionais (Opex e Capex do empreendimento), além de estudos ambientais, entre outros pontos de interesse para potenciais investidores.

Após a apresentação, a equipe técnica da Valec respondeu aos questionamentos enviados pelos participantes.

Sobre o terminal
O terminal de Porto Franco é um projeto brownfield, ocupa uma área de 3,8 hectares e já conta com uma capacidade instalada interessante de 24.200 ton. Está localizado ao lado da linha férrea em formato pera, onde ocorrem as manobras das composições ferroviárias e os carregamentos dos vagões. Os estudos para a formatação da modelagem levaram em conta a vocação produtiva da região, muito voltada à produção de grãos, com grande potencial produtivo.  Numa análise micro, a equipe que produziu os estudos de viabilidade avaliou o comportamento de toda a área, analisando a vocação de cada um dos terminais disponíveis.

Reuniões one-on-one
Encerrada a audiência pública, fica aberta a possibilidade de realização de encontros one-o-one. Para isso, cabe ao interessado enviar solicitação pelo hotsite da concessão. A ideia é que o leilão aconteça em outubro.

Assista à integra da consulta pública no canal da Valec no YouTube

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Assessoria de Comunicação Social