17 de setembro de 2020

Referência em engenharia ferroviária no Brasil, Valec participa de evento internacional de infraestrutura

Projetos importantes da estatal serão apresentados em evento promovido pela CG/LA

Nesta terça-feira (17), a Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. participa do 13º Global Strategic Infrastructure Leadership Forum, evento 100% online promovido pela CG/LA, empresa sediada em Washington D.C. especializada em estratégias de investimentos em infraestrutura.

A estatal foi convidada para apresentar os projetos da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), ferrovia que está sendo construída no interior da Bahia e que futuramente chegará até o Porto Sul de Ilhéus/BA, e da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico), que ainda não está em construção, mas para a qual a Valec já confeccionou o Projeto Básico e está prestes a obter licença ambiental para implantação. Falará em nome da área de Projetos da empresa o gerente de Projetos, Ramon Silva.

Em sua apresentação, Silva enfatizará a importância estratégica das ferrovias estruturantes do Brasil, dentre as quais se destacam a Fiol e a Fico. Sobre esta última, o Ministério da Infraestrutura planeja que ela seja construída com recursos privados, por meio da antecipação das outorgas de outras ferrovias. A integração entre os setores público e privado, neste caso, acontece pelo fato de que a Valec atuou nas fases preliminares de projeto básico e licenciamento ambiental, viabilizando o empreendimento para o parceiro privado investir.

Outra modalidade de parceria entre a Valec e o setor privado acontecerá com a subconcessão da Fiol, uma ferrovia que foi projetada e construída pela estatal e cuja primeira etapa deverá ser levada a leilão ainda este ano. Assim como aconteceu com a Ferrovia Norte-Sul, a empresa pública disponibiliza ao mercado um ativo praticamente pronto.

Para Ramon Silva, “representar a Valec em um evento internacional sobre infraestrutura é a concretização de um trabalho que vem sendo feito ao longo dos anos e tem contribuído consideravelmente para o desenvolvimento da infraestrutura ferroviária nacional”.

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Assessoria de Comunicação Social