Estatal apresentou análise sobre vantagens competitivas do ramal Suape
Uma equipe composta por integrantes da Diretoria de Negócios da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. visitou, nessa segunda-feira (22), o Porto de Suape. Localizado no estado de Pernambuco a aproximadamente 40 km da capital Recife, Suape é interligado a mais de 160 portos em todos os continentes e se apresenta como o porto público mais estratégico do Nordeste.
Em novembro do ano passado, André Kuhn e Márcio Medeiros, diretor-presidente e diretor de Administração e Finanças da Valec, respectivamente, fizeram uma primeira visita técnica às instalações do porto, quando estabeleceram o relacionamento entre os dois entes estatais, visando à promoção da intermodalidade e de futuras parcerias (saiba mais). “Hoje, nossa equipe de negócios chega a Suape com uma visão estratégica sobre o que a integração entre a ferrovia e porto pode trazer de vantagens à logística nacional”, afirmou Jeferson Cheriegate, diretor de Negócios da estatal.
Em 2020, o Porto de Suape atingiu recorde histórico de movimentação. De acordo com os dados analisados pela Valec, o volume maior de escoamento foi de graneis líquidos. “Nosso time técnico veio conferir de perto o funcionamento e as potencialidades de Suape. Trabalhamos para reforçar a intermodalidade por entendermos que a ferrovia impacta positivamente o porto e vice-versa”, acrescentou Cheriegate.
O time da Dineg segue hoje (23) para o Complexo do Pecém, no Ceará, onde realizará uma visita nos mesmos moldes, avaliando os serviços ofertados pelo porto e potenciais parcerias.