24 de março de 2021

Dirigentes da Valec participam do 2º Circuito Radar Anticorrupção do MInfra

O evento teve como tema A importância do comprometimento da alta administração com a integridade

Foi realizado hoje (24) o 2º Circuito Radar Anticorrupção para tratar do tema A importância do comprometimento da alta administração com a integridade. Representaram a Valec o diretor-presidente, André Kuhn, e a chefe da Assessoria de Governança da estatal, a delegada da Polícia Federal Nelbe de Freitas no evento que foi promovido pela Subsecretaria de Conformidade e Integridade do Ministério da Infraestrutura. O encontro contou com a apresentação de dois especialistas da Controladoria-Geral da União (CGU), o secretário Federal de Controle Interno, Antônio Carlos Leonel, e Pedro Freitas, diretor de Promoção e Integridade da Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção. Para abrir o Circuito, o secretário Executivo da pasta, Marcelo Sampaio, falou sobre o compromisso do MInfra com o tema integridade. “O Ministério da Infraestrutura tem feito um esforço em garantir uma gestão mais do que focada em resultados, mas também muito preocupada em como alcançar esses resultados, como nós vamos chegar lá”, afirmou Sampaio, ressaltando a importância de difundir a temática a todos os colaboradores da pasta e das coligadas, como a Valec, partindo da alta gestão.

O Programa Radar Anticorrupção foi instituído pelo Ministério da Infraestrutura em 2019 com o intuito de fomentar a cultura de compliance no âmbito do Ministério e suas vinculadas. Em 2020, a Valec reforçou sua aderência ao Programa, quando recebeu a visita da subsecretária de Conformidade e Integridade do MInfra, a delegada da Polícia Federal Fernanda Costa de Oliveira, responsável pela condução da iniciativa, para uma visita in loco. No início deste ano, em continuidade às ações relativas à integridade e à aderência da empresa ao Programa Radar Anticorrupção, o Conselho de Administração da Valec nomeou a delegada da PF Nelbe Ferraz de Feitas para exercer o cargo comissionado de chefe da Assessoria de Governança da estatal. Hoje, ao assistirem as palestras ministradas pelos auditores da CGU, o diretor-presidente e a assessora de Governança puderam constatar que a Valec vem trilhando um caminho virtuoso na promoção da integridade. De acordo com Kuhn, “nossa organização está adotando, de fato, as melhores práticas de gestão da integridade, especialmente no comprometimento da alta direção com a busca por atender da melhor forma possível questões de integridade e compliance”. Na visão de Nelbe de Feitas, “os apontamentos e orientações da Controladoria-Geral da União evidenciaram que existe aderência das nossas políticas de governança com as melhores práticas adotadas na Administração Pública para o tema em questão.”

No encerramento do encontro, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, falou sobre a medida ousada de criar uma área de integridade no âmbito do Ministério do qual é titular. “Desde o início, pudemos contar com o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, bem como da Polícia Federal, que cedeu recursos humanos para nos ajudar nesse desafio. Contamos sempre também com a participação da CGU que, assim como hoje, ajudou-nos nessa estratégia de enfrentamento a uma chaga brasileira, que é a corrupção”. Convidado por Freitas a encerrar o 2º Circuito Radar Anticorrupção do MInfra, Wagner Rosário, ministro da CGU, ressaltou a importância do evento e afirmou: “qualquer programa de integridade parte do envolvimento dos líderes. Quando isso acontece, ocorre um efeito de mudança de cultura e isso já se reflete na imagem do MInfra e de suas coligadas.”

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Assessoria de Comunicação Social