8 de julho de 2021

Em visita ao Porto de Santos, diretores da Valec confirmam a importância do modal ferroviário em conjunto com o transporte marítimo de cargas

Para diretor-presidente da Santos Port Authority (SPA), a expansão do Porto passa pela expansão das ferrovias

Durante esta semana, o diretor-presidente e o diretor de Administração e Finanças (Diraf) da Valec, André Kuhn e Márcio Medeiros, visitaram o Porto de Santos/SP. Ao longo de dois dias de visita, os executivos da estatal percorreram as instalações do Complexo Portuário acompanhados pelo diretor-presidente da SPA (Santos Port Authority), Fernando Biral.

Esta não é a primeira visita técnica a portos realizada pela Diretoria da Valec. Desde 2020, quando o atual corpo diretivo assumiu a gestão da estatal, os executivos visitaram os Portos do Pecém, Suape e agora o de Santos, com o intuito de reforçar a intermodalidade e intercambiar as melhores práticas de gestões voltadas ao fomento logístico. “Nós, da Valec, concentramos muito do nosso esforço na execução física da obra, mas não podemos perder de vista o objetivo final da ferrovia: transferir a carga dos terminais até o porto e esse porto atuar no transporte de cargas para outros países, até mesmo através de cabotagem”, afirmou Kuhn. Ainda de acordo com o diretor-presidente da Valec, “essa interface entre porto e ferrovia é mais complexa e importante do que se imagina. Nesta visita, conseguimos enxergar a importância do nosso modal ferroviário em conjunto com o transporte marítimo”.

Para Medeiros, um dos pontos altos da viagem foi conhecer a logística de várias empresas que operam dentro do Complexo Portuário de Santos. “Esse ecossistema em que a Valec se insere da infraestrutura é algo grandioso. Hoje, nossa empresa entende que é essencial conhecer as questões de financiamento a longo prazo, uma vez que busca sua sustentabilidade a longo prazo também. Temos que inovar e internalizar boas práticas e isso acontece por meio de trocas como as que viemos fazer aqui”, declarou o Diraf.

Sobre o porto – Para Fernando Biral, a expansão do porto passa pela expansão das ferrovias. “O modal ferroviário é extremamente importante para nós, pois corresponde a 1/3 da carga movimentada no porto. Ele é mais eficiente em termos energéticos e em custos. Queremos ampliar nossa infraestrutura para atender esse modal tão importante para o Porto de Santos”.

O Porto de Santos iniciou suas atividades no início do século XVI, operando com estruturas rudimentares até o final do século XIX, quando houve sua concessão a investidores privados. Hoje, é o maior porto da América Latina. A Santos Port Authority (SPA), razão social da Autoridade Portuária de Santos S.A., é uma empresa pública, de capital fechado, vinculada ao Ministério da Infraestrutura (MInfra), responsável por exercer as funções de autoridade portuária no âmbito do Porto Organizado de Santos.

Nos dados acumulados de 2021, o Porto de Santos atingiu a marca recorde de 63 milhões de toneladas movimentadas, 8,1% maior que o resultado do mesmo período do ano passado (58,3 milhões t). Mais de 70% dessa carga é destinada a exportações.

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Assessoria de Comunicação Social