Objetivo é alinhar o plano de trabalho e garantir os avanços físico e financeiro da FIOL II
Nesta sexta-feira (09), os integrantes da Diretoria Executiva e os gestores das áreas técnicas vinculadas à Diretoria de Empreendimentos receberam, no auditório da Valec, executivos e gestores das empresas contratadas pela estatal para as obras da segunda etapa da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, FIOL II.
Foram convidadas a participar do encontro de trabalho as empresas construtoras dos consórcios dos lotes 5F e 7F, as empresas supervisoras dos lotes 5F, 6F e 7F e, ainda, a empresa responsável pelo apoio ao gerenciamento da construção da ferrovia. O objetivo da reunião proposta pela Diretoria de Empreendimentos foi o de promover um maior alinhamento entre o interesse institucional da Valec em avançar nas obras da ferrovia e a condução por parte das empresas contratadas.
Na abertura do encontro, o diretor-presidente da Valec, André Kuhn, fez uma breve exposição da missão institucional da empresa e do desafio proposto pelo Ministério da Infraestrutura, pasta supervisora, de dobrar a presença do modal ferroviário brasileiro. “Vivemos hoje um momento histórico de avanço das ferrovias no país. Temos que atuar de forma adequada, executar as obras e garantir os avanços físicos e financeiros planejados”, disse Kuhn.
Em seguida, o diretor de Administração e Finanças, Márcio Medeiros, enfatizou o ótimo desempenho da estatal na execução orçamentária do ponto de vista econômico. “Mesmo diante de um cenário de restrição fiscal, o empreendimento FIOL traz uma oportunidade importante para as empresas contratadas e ajuda a girar a economia dos municípios próximos à linha férrea. Cabe a nós todos, aqui presentes, realizar uma excelente gestão”.
Para o diretor de Empreendimentos, Washington Lüke, eventos como este trazem ganhos tanto para a contratante quanto para as contratadas. “Nós entendemos que, ao promover uma reunião de trabalho em que nossas áreas técnicas apresentam às empresas o plano de ação a ser executado, promovemos a cooperação mútua e trazemos maior eficiência a todo o processo”. Ainda segundo Lüke, “no final, quem ganha é a sociedade, destinatária de todo esse esforço”.
O encontro aconteceu de forma híbrida, com a participação de um número limitado de pessoas no auditório da Valec, a fim de cumprir os protocolos sanitários exigidos pela pandemia causada pelo coronavírus. Técnicos da Diretoria de Empreendimentos participaram de forma remota via Teams.