16 de julho de 2021

Valec é reconhecida por sua atuação em pró-equidade de gênero e raça

Premiação foi realizada pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos

Na última quarta-feira (14/7), a Valec ganhou o Selo da 6ª Edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, no Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. O presidente da estatal, André Kuhn, recebeu o prêmio na cerimônia que aconteceu, em Brasília.
Em uma lista de 122 organizações participantes, a Valec foi uma das 65 que se destacaram nas práticas inclusivas e de direitos humanos. “Essa premiação vem ao encontro com tudo que a atual diretoria executiva da Valec vem desenvolvendo nessa temática no último ano,” destacou o presidente.

Ações

A Valec não tem medido esforços para transformar a empresa pública em um ambiente em que as mulheres possam ocupar funções estratégicas dentro da instituição. “Temos um processo seletivo moderno que tem sido bem equitativo entre homens e mulheres. Hoje, o percentual de mulheres na chefia de nossa empresa está em torno de 40%, número que também equivale ao de empregadas da nossa estatal,” ponderou Kuhn.

Outro processo implantado na gestão atual da estatal é a nova norma de teletrabalho. As mulheres grávidas e as mães lactantes terão prioridade nesse processo. A empresa não tem políticas de cotas ou políticas afirmativas, pois a Valec entende que a cultura da estatal já internaliza uma realidade de equidade. Segundo Andre, foram várias prioridades adotadas pela atual gestão à frente da Valec e que, certamente, reafirmar a capacidade das mulheres à frente de cargos chave na empresa esteve entre elas.

Programa

Promovido pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça tem o objetivo de disseminar novas concepções na gestão de pessoas e na cultura organizacional para alcançar a igualdade entre mulheres e homens no mundo do trabalho. A iniciativa é voltada a empresas de médio e grande porte, públicas e privadas, com personalidade jurídica própria. A adesão é voluntária.

Ao participar do programa, a empresa elabora a ficha perfil da organização e um Plano de Ação explicitando como vai desenvolver as ações de equidade de gênero e raça, de forma transversal e interseccional, dentro da organização.

A empresa que executa as ações de maneira satisfatória, no período do programa, conta com uma marca de gestão eficiente – o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça – que contribui para o alcance de bons resultados econômicos, financeiros e socioambientais, e a divulgação nacional e internacional (por meio eletrônico) sobre o compromisso assumido com a igualdade.

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Assessoria de Comunicação Social