30 de julho de 2021

BIM é transformação digital e onde se encontra tudo de um projeto, afirma diretor da Valec na abertura do evento BIM em Ferrovias

Promovido pela Valec, palestras continuam na sexta-feira (28/7), no Youtube da estatal. Clique aqui e veja como foi o primeiro dia

Tecnologia, inovação e infraestrutura. Esses foram os principais temas abordados nesta quinta-feira (27/7), no evento BIM em Ferrovias. A conferência aconteceu na sede da Valec, em Brasília, e foi transmitida, ao vivo, pelo canal da estatal no Youtube.

Os oito convidados que ministraram o conteúdo, no primeiro dia de evento, expuseram assuntos fundamentais para a consolidação da aplicação do BIM em projetos ambientais, em empresas especializadas e a importância da integração entre o BIM (modelagem de informações de prédios) e o GIS (sistema de informações geográficas) na elaboração de empreendimentos.

O BIM é uma tecnologia que veio para ficar. “Ele se insere dentro da transformação digital, não só para projetos, mas em todos os processos. Então, o BIM é o DNA, é o início de tudo. Onde se encontram todas as informações técnicas de um projeto, que vão se integrar aos outros processos,” afirmou Washington Lüke, diretor de Engenharia da Valec.

BIM

O BIM (“Building Information Modeling”, ou “Modelagem da Informação da Construção”), é uma plataforma que integra diversas informações técnicas das infraestruturas rodo-ferroviárias em um único ambiente de projeto. Alinhamentos geométricos, volumes de aterro, drenagem, pontes, túneis, viadutos, possíveis interferências entre as estruturas e porcentagem de conclusão das obras estão disponíveis ao mesmo tempo. Engenheiros, gestores e equipes técnicas têm total acesso aos dados dos empreendimentos e dos processos de forma integrada.

Esse novo modelo de gestão de edificações é considerado essencial para levar a indústria da infraestrutura brasileira à vanguarda mundial. O BIM é utilizado há anos nas maiores economias do mundo, como Estados Unidos, Rússia e China. Apesar disso, apenas 9,2% dos projetos de engenharia no Brasil utilizam essa metodologia. Segundo um estudo da Fundação Getúlio Vargas, o BIM pode reduzir em até 9,7% os custos totais das obras e diminuir 20% nos custos dos insumos adquiridos.

SAIBA MAIS:
O quê? BIM em Ferrovias
Data: 29 e 30 de julho de 2021
Hora: A partir das 9h
Onde: Para participar, basta acessar o link do youtube

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Assessoria de Comunicação Social