Diretores dos dois órgãos ressaltaram a importante sinergia entre os entes vinculados ao Ministério da Infraestrutura
Na última terça-feira (24), a Diretoria Executiva da Valec recebeu, na sede da empresa, integrantes da Diretoria Colegiada da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres): Rafael Vitale, diretor-geral, e o diretor Guilherme Theo Sampaio.
Ao dar as boas-vindas aos visitantes, o diretor-presidente da Valec, André Kuhn, agradeceu o empenho da agência reguladora que resultou na autorização para a estatal receber o valor de outorga fixa da oriunda da subconcessão da FIOL (saiba mais: Em decisão inédita, ANTT autoriza Valec a receber outorga fixa oriunda do leilão da FIOL). “Trata-se de um marco histórico para a nossa empresa, resultado da reestruturação administrativa e contábil que nossa Diretoria promoveu desde que assumiu a condução da Valec”, ressaltou Kuhn.
Outro tema que mereceu a atenção dos participantes foi a Transnordestina, que tem a Valec como sócia minoritária. Os diretores da estatal fizeram uma breve atualização do status da análise de viabilidade da obra. Hoje, o relatório produzido pela empresa de consultoria contratada para esse fim, está com a Secretaria Nacional de Transportes Terrestres – SNTT – do Ministério da Infraestrutura – MInfra, para avaliação.
Rafael Vitale destacou o momento atual de integração entre as vinculadas do MInfra. “Criamos um espaço de cooperação entre os órgãos ligados à pasta. As portas da Agência estão sempre abertas à Valec”.
Revolução Ferroviária
Para finalizar o encontro, os dirigentes da Valec e da ANTT mencionaram o que vem sendo chamado pelo setor logístico de Revolução Ferroviária. Nesse contexto, os dois órgãos participarão, na próxima semana, da assinatura do contrato de concessão do trecho I da Ferrovia de Integração Oeste-Leste – FIOL. A partir da assinatura, a mineradora BAMIN assumirá as obras remanescentes do trecho ferroviário, gerando empregos e acelerando o início das operações que levarão carga até o futuro porto de Ilhéus/BA. É o segundo trecho ferroviário subconcedido desde 2019, quando ocorreu o leilão dos tramos central e extensão sul da Ferrovia Norte-Sul – FNS, vencido pela Rumo.
Além desses leilões, em dezembro de 2020, Valec e ANTT assinaram, com a Vale, contrato para a construção da Ferrovia de Integração Centro-Oeste – FICO, fruto da primeira iniciativa nacional de investimento cruzado.