Acompanhamento e dedicação fazem parte do trabalho do time de profissionais da Valec
Nesta sexta – feira (3), é comemorado o Dia do Biólogo. A data foi regulamentada pela Lei nº 6.684 de 1979. Por 42 anos, a importância da profissão vem sendo exaltada neste dia.
Dentre as inúmeras especialidades que compõem o quadro de empregados da empresa, os biólogos da Valec possuem atuações nas diferentes fases do licenciamento ambiental,que envolvem, principalmente, os aspectos ligados à fauna, além das funções gerais de analista. No decorrer do planejamento das ferrovias, a equipe busca otimizar o traçado dos novos empreendimentos a fim de minimizar os impactos sobre os habitats dos animais e, consequentemente, ajudar na preservação dos grandes fragmentos florestais.
Uma das importantes atividades desempenhadas pelos profissionais da área está associada à execução do Programa de Monitoramento de Fauna, responsável por preservá-la ,implantando dispositivos para desvios e analisando áreas , para que os seres vivos sejam translocados para locais seguros, previamente à implantação do trecho. Além disso, é feito o monitoramento da faixa de domínio durante toda a instalação para averiguar possíveis acidentes com animais.
Essa medida de mitigação, como foi feita em toda a Ferrovia Norte- Sul (FNS), fez do empreendimento o primeiro a ter esse tipo de ação instalada em grande escala. De acordo com o biólogo da Valec André Soller, os resultados apontam a eficácia do trabalho. “A passagem aérea de fauna foi um sucesso, temos filmagens dos acessos sendo utilizados. Os vídeos das passagens inferiores registraram onças pardas e antas cruzando as estruturas.”
Quando não é possível esse desvio, é realizado um planejamento das características construtivas e de localização dos diversos tipos de passagens, o que necessita de um trabalho conjunto com as equipes de engenharia. “ É uma via de mão dupla e é o ‘diferencial’ do biólogo que trabalha nessa fase, cada um deve entender os parâmetros necessários para o trabalho do outro. Basicamente, nós temos que buscar juntos uma maneira de instalar as passagens de fauna,” afirma Soller.
Conforme a obra chega na fase final de instalação de trilhos, são feitas inspeções a fim de evitar animais aprisionados entre as vias. Em função desse problema é que foi desenvolvida na Valec a estrutura que permite a saída desses animais. A estrutura já foi instalada em toda FNS pela subconcessionária Rumo Logística. “Em todas as fases, também fazemos a fiscalização e tratamento dos dados obtidos. Estamos sempre buscando maneiras de minimizar o impacto negativo da obra e aumentar o impacto positivo para o ambiente do entorno do eixo,” complementa.
A Valec parabeniza todos os biólogos nesta importante data!