27 de setembro de 2021

Porto Seco acena reativar pátio de Gurupi/TO

As empresas Porto Seco CO e Ecocidade Centro-Oeste sinalizam, em evento, a intenção de reiniciar as operações de transbordo no pátio

A Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. acompanhou, na última quinta-feira (23), o evento em que a concessionária Porto Seco Centro Oeste S.A. sinaliza a intenção de assinar contrato com a Ecocidade Centro-Oeste para transporte de manganês pelo terminal localizado em Gurupi, no Tocantins.

A estatal concedeu a área do terminal ao grupo Porto Seco em 2016. Confirmada a assinatura do contrato entre as empresas privadas, o terminal poderá passar a transportar minérios em grandes volumes. Segundo a outorgada, a carga virá de cidades do norte de Goiás e sul do Tocantins, próximas a Gurupi. O manganês será armazenado e movimentado a partir do Porto Seco, onde acontecerá o embarque em trens rumo ao Porto do Itaqui, no Maranhão.

A Diretoria de Negócios da Valec participou do evento de modo a incentivar o desenvolvimento do modal ferroviário. “A Valec tem em seu escopo e em suas premissas o desenvolvimento do setor ferroviário por suas vantagens competitivas e por enxergar que o investimento no modal traz ganhos para a sociedade”, afirmou José Fernando Torrente, assessor da Dineg que esteve em Gurupi. A concessão das áreas destinadas a terminais está entre as principais diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Infraestrutura para a estatal.

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Assessoria de Comunicação Social