4 de outubro de 2021

Valec aprova nova Política Ambiental e Territorial

O documento assegura a atuação da Valec em consonância com o princípio da sustentabilidade e da responsabilidade social

A Valec deu mais um passo em direção ao aprimoramento da sua gestão ambiental. Na última terça-feira, 28, o Conselho de Administração da Valec (CONSAD) aprovou a Política Ambiental e Territorial, que assegura, em todos os empreendimentos, a adoção de práticas sustentáveis nos projetos e serviços prestados pela empresa, fomentando o desenvolvimento de estudos com maior qualidade socioambiental.

As Diretrizes propostas contribuirão para a melhoria do contexto atual das atividades da Valec, incentivando ações necessárias à promoção e ao aperfeiçoamento dos procedimentos ambientais já existentes, trazendo, entre outros benefícios, mais celeridade aos processos fundamentais para a realização das obras.

Nos empreendimentos da estatal, o tratamento dessas questões é feito de forma conjunta por serem temas importantes da agenda nacional. A iniciativa, coordenada pela Superintendência de Gestão Ambiental e Territorial (SUGAT) juntamente com a Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (CGPLS), garante o avanço na implementação de novas técnicas.

“Isso consolida o protagonismo da Valec em relação às suas ações ambientais e fundiárias, que já vem sendo objeto de destaque desde as recentes reformulações da empresa, inclusive no que se refere a temas estratégicos para o MINFRA, como a emissão de títulos verdes e critérios para gestão de faixa de domínio de empreendimentos ferroviários”, afirmou a presidente da Comissão do PLS, Ana Carla Alves.

Com a reestruturação dessa política, a VALEC reforça o compromisso de adotar as melhores práticas de atuação visando a concretização dos objetivos socioambientais e cumprimento da missão institucional.

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Assessoria de Comunicação Social