23 de novembro de 2021

Empresa pública íntegra e transparente: Valec participa da 3ª edição do Radar Anticorrupção

Criado pelo Ministério da Infraestrutura, programa é voltado à prevenção de fraudes na gestão pública

Transparência e integridade foram debatidas na 3° edição do Radar Anticorrupção que teve como tema “A experiência do TCU no combate à fraude e à corrupção na infraestrutura: lições aprendidas e novos caminhos para a efetiva integridade nas instituições”. O evento aconteceu nessa segunda-feira (22/11) e foi organizado pelo Ministério da Infraestrutura (MInfra), juntamente com o Tribunal de Contas da União (TCU). A live foi transmitida pelo canal do Ministério no Youtube e contou com a participação do corpo diretivo da Valec, do secretário Executivo do MInfra, Marcelo Sampaio, e de representantes do TCU.

O principal objetivo do programa é promover ações de prevenção a fraudes e apurações preliminares relacionadas a situações de corrupção, conflito de interesse, nepotismo, enriquecimento ilícito e outras irregularidades, promovendo, assim, um ambiente de integridade institucional e conformidade no âmbito da infraestrutura do país.

Na abertura, o secretário executivo do MInfra, Marcelo Sampaio, falou, com otimismo, sobre a transformação que tem sido realizada no setor liderado pela pasta. “O MInfra e suas vinculadas têm avançado nessa agenda de forma concreta, deixando um legado de cultura na instituição”, ressaltou. A Diretoria Executiva da Valec esteve presente no encontro, acompanhada pela chefe da Assessoria de Governança da empresa e delegada da Polícia Federal, Nelbe Ferraz de Freitas. De acordo com André Kuhn, diretor-presidente, a adesão ao programa Radar Anticorrupção foi uma das primeiras iniciativas adotadas pela atual Diretoria Executiva da Valec. “Encontramos uma cultura organizacional amadurecida no tema integridade, o que facilitou a adoção de medidas de controle”, afirmou Kuhn.

Sobre o Programa Radar Anticorrupção

O Radar Anticorrupção é uma iniciativa desenvolvida pelo Ministério da Infraestrutura, Ministério da Justiça e Segurança Pública, Controladoria-Geral da União (CGU), Advocacia-Geral da União (AGU) e Polícia Federal (PF). O programa tem o objetivo de aprimorar a gestão pública a partir da adoção de medidas voltadas à prevenção, à supervisão e ao enfrentamento de riscos de fraude e de corrupção.

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Assessoria de Comunicação Social