26 de novembro de 2021

Valec participa de debate na B3 sobre novas perspectivas para o setor ferroviário

Na pauta, temas como transporte de passageiros e investimento privado em ferrovias

O evento P3C: Concessões e PPPs, aconteceu na última terça-feira (24//11), na bolsa de valores de São Paulo, B3. O presidente da Valec, André Kuhn, palestrou juntamente com o assessor do Ministério da Infraestrutura (MInfra), Marcos Kleber, e o jornalista fundador da Agência Infra, Dimmi Amora. Um dos temas debatidos foi o novo Projeto de Lei nº 3754/2021, que visa a liberar investimento privado em ferrovias por meio de autorização e, assim, expandir o setor, com efeito positivo na economia.

Com as autorizações, entes privados poderão investir na logística nacional. A possível parceria entre os setores público e privado, segundo André Kuhn, trará vantagens para todos os players. “O novo projeto de lei vai trazer muitos benefícios para o investimento ferroviário e também vai viabilizar a execução de novas ferrovias”, destacou o presidente.

Para Marcos Kleber, a medida irá potencializar a competitividade no setor logístico, promovendo empreendedorismo e investimentos.

Ainda de acordo com Kuhn, a Valec, como referência no setor, pode prestar consultorias para as empresas interessadas na fase preliminar da construção, auxiliando com as desapropriações, projetos básicos, licenciamento ambiental.

A volta de transporte de passageiros

Outro assunto debatido foi a possível autorização do transporte ferroviário de passageiros. Kuhn acredita que, com modelagens de PPP (Parceria Público-Privada) e a participação de estados e municípios seja possível que o projeto esteja em vigor em um futuro próximo. “Esse tipo de serviço é atrativo economicamente, é rentável e não existe impedimento para que isso aconteça,” destacou o presidente da estatal.

Sobre o P3C

A plataforma P3C é especializada no mercado de PPPs e Concessões com foco nos Investimentos em Infraestrutura no Brasil. Envolve empresas, entidades e governos a fim de estimular essa cadeia a debater sobre a colaboração entre os diferentes atores e, assim, encontrar alternativas para o ambiente de negócios.

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Assessoria de Comunicação Social