A equipe ambiental estava em campo realizando os trabalhos desde o início deste mês
Durante o mês de dezembro , a VALEC realizou um levantamento de passivos ambientais ao longo do trecho da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO 01), localizado entre as cidades de Mara Rosa – GO e Água Boa – MT.
Esse levantamento tem como objetivo identificar e caracterizar os passivos ambientais preexistentes ao longo da ferrovia, a fim de possibilitar a aplicação de medidas corretivas no trecho previamente e durante a execução das obras promovendo, assim, investimentos em benefício do meio ambiente. Ao assumir a faixa de domínio, a Valec passa a ser responsável também pelos passivos nela já existentes.
Por meio da vistoria de campo, todos esses dados estão sendo cadastrados e, somente no trecho mencionado, já foram identificados processos erosivos, áreas de extração mineral, Áreas de Preservação Permanente (APP) com solo exposto ou processos erosivos, áreas com disposição inadequada de resíduos, áreas contaminadas e edificações desapropriadas que poderão ficar abandonadas.
De acordo com o biólogo da Valec Nathan Sarmento, o ínicio desse trabalho é fundamental para criar estratégias voltadas à preservação do meio ambiente. “O trabalho que estamos realizando de levantamento de passivos ambientais é mais uma etapa cumprida pela Valec perante o contrato de investimento cruzado para a construção desse primeiro trecho da FICO. Com a entrega dos resultados à Vale, a Valec avança no cumprimento de suas responsabilidades, o que promove cenário favorável ao avanço das obras que se iniciaram em Mara Rosa/GO”, afirmou Sarmento.