27 de janeiro de 2022

Valec apresenta ao MInfra panorama de desempenho empresarial

Estatal e pasta supervisora abordaram resultados da atual gestão e planejamento para 2022

Nesta quinta-feira (27), a Valec e o Ministério da Infraestrutura promoveram a primeira Reunião de Coordenação de 2022 entre a vinculada e a pasta supervisora, com o objetivo de levar ao conhecimento do comando ministerial um panorama do desempenho da empresa. Participaram do encontro o secretário Executivo do MInfra, Marcelo Sampaio; o secretário Nacional de Transportes Terrestres, Marcello da Costa, que é também presidente do Conselho de Administração da Valec; o secretário Executivo Adjunto, Felipe Queiroz; a Diretoria Executiva, superintendentes e assessores da estatal. Nesta quinta-feira (27), a Valec e o Ministério da Infraestrutura promoveram a primeira Reunião de Coordenação de 2022 entre a vinculada e a pasta supervisora, com o objetivo de levar ao conhecimento do comando ministerial um panorama do desempenho da empresa. Participaram do encontro o secretário Executivo do MInfra, Marcelo Sampaio; o secretário Nacional de Transportes Terrestres, Marcello da Costa, que é também presidente do Conselho de Administração da Valec; o secretário Executivo Adjunto, Felipe Queiroz; a Diretoria Executiva, superintendentes e assessores da estatal.

Desde o início da atual gestão da Valec, em 2020, as duas instituições vêm promovendo reuniões para debater e propor soluções voltadas à redução de custos, racionalidade orçamentária, novas fontes de receitas inovações e ações internas de controle e integridade. Os resultados se refletem nos números de desempenho da empresa que, ao final de 2021, apresentou índice acima de 90% com relação às metas estabelecidas. “Abrimos hoje nossos trabalhos conjuntos de 2022 sinalizando o alinhamento, a coordenação das ações, avaliando a execução do orçamento, os negócios e as obras que a Valec conduz. Tudo isso em tom de parceria”, apontou Sampaio.

Para iniciar os trabalhos técnicos, o diretor-presidente da Valec, André Kuhn, deu as boas-vindas à equipe do MInfra e convidou o diretor de Negócios, Alex Trevizan, para falar sobre as ações voltadas ao fomento das concessões de áreas de terminais.  Segundo Trevizan, a empresa bateu a meta de receita para 2021 e deve manter essa tendência este ano, cumprindo as diretrizes da pasta de reduzir a dependência da Valec com relação aos recursos da União. Outro tema apresentado pela área de Negócios foi o estudo independente desenvolvido na estatal indicando alternativas à caducidade da Ferrovia Transnordestina, empreendimento quem tem a Valec como sócia minoritária. O estudo também fornece informações que visam ao equacionamento da participação societária no empreendimento e o negócio TLSA relativamente à Malha 2.

Em seguida, o diretor de Empreendimentos, Washington Lüke, convidou sua equipe técnica para apresentar uma visão geral dos principais empreendimentos executados pela empresa pública: Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO) e Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL). Atualmente, a Valec conduz as desapropriações necessárias à construção da FICO, que será construída pela Vale no âmbito das obrigações assumidas pela empresa a partir do investimento cruzado (saiba mais: #ValecNaMídia | Avanço da FICO e geração de empregos em obras ferroviárias são temas de programa de TV). A ideia é que, em breve, seja lançada a pedra fundamental dessa importante ferrovia. Sobre a segunda etapa da FIOL, o destaque vai para o planejamento da estatal de entregar 50 km do lote 07 já em março e o lote finalizado em dezembro deste ano.

Para finalizar as apresentações técnicas, o diretor de Administração e Finanças, Márcio Medeiros, relatou aos representantes do MInfra os índices significativos de redução de gastos administrativos e o bom desempenho orçamentário (saiba mais: Alto desempenho orçamentário e economia administrativa são indicadores de eficiência da Valec). Atendendo à demanda da pasta, Medeiros informou ainda o status da transferência de conhecimento, ao Serpro, dos artefatos tecnológicos já desenvolvidos pela estatal para viabilizar o DT-e. De acordo com Marcelo Sampaio, a proposta é que Ministério da Infraestrutura e Valec realizem encontros como este periodicamente, com o intuito de fortalecer os vínculos de cooperação entre os órgãos.

Ao encerrar a Reunião de Coordenação, o secretário Executivo do MInfra propôs à Valec a realização de um evento sobre ferrovias que deverá celebrar o avanço do setor nos últimos anos, principalmente a partir do programa Pro-Trilhos, lançado em setembro de 2021 pelo Governo Federal (saiba mais: Valec auxilia MInfra e ANTT no processo de autorizações ferroviárias).

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Assessoria de Comunicação Social