Com foco na prevenção, a nova ouvidora e sua equipe querem ouvir tanto os colaboradores da empresa, quanto os usuários de serviços públicos
Foi por meio de processo seletivo externo que a atual ouvidora da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. assumiu a condução do canal de acesso à informação, denúncias, sugestões, elogios, solicitações da empresa pública, em 2021. Com as restrições impostas pela pandemia e a ampliação do teletrabalho no âmbito da Valec, Rose Meire Cyrillo, promotora de justiça aposentada do MPDFT, tem apostado em encontros presenciais e virtuais com número reduzido de participantes, a fim de escutar demandas e questionamentos de colaboradores e gestores, além de gerir a plataforma Fala.BR, por meio da qual o usuário dos serviços públicos prestados pela estatal apresenta suas demandas.
De acordo com Cyrillo, “para que possamos prestar um serviço público de excelência, precisamos olhar para dentro, para cada colaborador, e promover, de forma preventiva, uma cultura organizacional pautada pelo diálogo e livre de todo tipo de assédio”. Atento a essa necessidade, o diretor-presidente da Valec, André Kuhn, propôs a realização de um evento voltado à prevenção e enfretamento aos assédios e à violência laboral, a ser realizado no Dia Nacional do Ouvidor de 2022, dia 16 de março próximo. “Recebi a incumbência com muita alegria e ciente da responsabilidade de abordar temas tão sensíveis. Convidamos ministro de Estado, integrantes do Ministério Público, professores e filósofos que estudam os temas há anos”, destacou Rose Meire Cyrillo.
O evento acontecerá de forma híbrida, com poucos convidados participando de forma presencial no auditório da Valec, em Brasília. As palestras serão transmitidas pelo canal da empresa no YouTube.
E assista, abaixo, ao recado da ouvidora da Valec, Rose Meire Cyrillo, para colaboradores da empresa e a sociedade: