21 de fevereiro de 2022

Experiente na elaboração de projetos ferroviários, Valec estreita relação com players de mercado

Representantes de Negócios da estatal conversaram com interessados em serviços de consultoria férrea

Durante a manhã da sexta-feira (18/02), a equipe de negócios da Valec recebeu, na sede da estatal em Brasília, representantes de logística da empresa Eldorado Celulose, para uma reunião técnica, com o objetivo de discutir a construção de uma futura ferrovia no estado do Mato Grosso do Sul. Esse tipo de serviço de consultoria, demonstra que a Valec detém grande conhecimento em todas as etapas necessárias à construção de uma linha férrea.

Ao decorrer da sessão, a Valec apresentou e ofertou sua expertise no mercado logístico, acumulada durante os 49 anos de atuação da estatal, na malha ferroviária nacional. Segundo o diretor de Negócios, Alex Trevizan, as quase cinco décadas de experiência em estudos, projetos e obras férreas fizeram com que as autorizatárias reconhecessem que a empresa pública é especialista nesse ramo. “Eles entendem que a Valec é uma parceira estratégica especialmente nas fases iniciais de uma ferrovia”, afirmou Trevizan.

Com a experiência acumulada ao longo dos anos com a elaboração de estudos de viabilidade e projetos de ferrovias estruturantes, a estatal ferroviária tem oferecido um leque de serviços às empresas autorizadas a construir trechos ferroviários, o que trará novas receitas para a Valec, além de reduzir a dependência orçamentária federal e auxiliar no desempenho da logística nacional.

Próximos passos

Os próximos passos da negociação são: entender o que a Eldorado deseja no âmbito dos serviços Valec. Depois disso, os representantes da estatal vão realizar uma proposta comercial que se encaixe com o que o cliente deseja. Ao final da conversa, a empresa se mostrou interessada e otimista em ter a Valec como uma parceira de negócios.

Sobre a Eldorado

A Eldorado é uma das autorizatárias – empresa autorizada pelo Ministério da Infraestrutura (Minfra) a construir ferrovias – participantes do programa Pró Trilhos, que pretende percorrer os trechos entre Três Lagoas (MS) até Aparecida do Taboado (MS). A empresa é uma das mais modernas e competitivas empresas de celulose do mundo e foi fundada em 2010.

Pró Trilhos

O programa Pró Trilhos, visa aumentar a atratividade do setor privado para realizar investimentos, com o objetivo de conceder autonomia para transportadores, operadores logísticos e indústria em requisitar autorização ferroviária para construção e operação. Até o momento, o Minfra já recebeu 76 requerimentos para construção e operação de ferrovias pelo regime de autorização, perfazendo 19 mil quilômetros de novas ferrovias privadas, cruzando 16 Unidades da Federação, e investimentos que ultrapassam R$ 224 bilhões.

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Assessoria de Comunicação Social