31 de março de 2022

Voltada a aperfeiçoar seus processos internos, a Valec continua a investir em tecnologias para aprimorar a sua gestão

Com o novo ajuste no Sistema de Monitoramento da Ferrovia de Integração Centro-Oeste, equipe técnica passa a obter visão mais apurada do processo de desapropriação

Para dar continuidade às inovações tecnológicas no setor ferroviário, a estatal promoveu melhorias no Sistema de Monitoramento da Ferrovia de Integração Centro Oeste (FICO) para facilitar o acesso aos principais documentos de administração e avaliação dos imóveis desapropriados.

Utilizando um mapa que possibilita uma visualização interativa, fornecendo informações geográficas, em conjunto com o BI ou Business Intelligence, que capta as informações adquiridas e armazena em um banco de dados, a Valec aumenta cada vez mais a agilidade em gestão de procedimentos. Apesar de o sistema já ter sido implementado na Ferrovia Norte-Sul (FNS) e na Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), há também a atualização semanal das informações adquiridas e a disponibilização dessas em um mesmo ambiente WEB, o que torna a ferramenta ainda mais indispensável para o controle de dados.

Conversamos com o Engenheiro da Valec Bruno Costa, que compõe a Gerência de Geotecnologias Integradas, responsável por tratar do referido tema.

Qual a função principal do sistema?

A função principal do sistema é gerir os processos de desapropriação através de informações coletadas em campo com dispositivos móveis e com imagens de alta resolução provindas de aerolevantamento de Drones.

Como é realizado o monitoramento?

O monitoramento é realizado com equipes técnicas de campo, onde são levantados os dados dos desapropriados, levantamento cartorial das propriedades, situação fundiária através de laudos de campo, imagens de drones, e acompanhamentos periódicos para caracterização da área e também controle de invasões e ocorrências. Todo este resultado é organizado em um grande banco de dados estruturado e publicado nas plataformas WEBGIS e painéis gerenciais em BI.

Qual o propósito de implantação do sistema?

O propósito maior do sistema é a gestão da informação espacializada em WEBMAP, ou seja, o gestor é capaz de em curto espaço de tempo acompanhar o andamento dos processos, verificar o status geral das áreas liberadas para a obra, verificar os processos com ação judicial, prazos, valores de indenização, acesso aos laudos e relatórios genéricos de valores, além de poder interagir com a área de projeto, meio ambiente e demais setores envolvidos com o empreendimento.

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Assessoria de Comunicação Social