Atualmente, os serviços ofertados pela estatal são os de desapropriação e licenciamento ambiental
Com o aumento da atratividade e a permissão da livre iniciativa do setor privado para realizar investimentos em ferrovias através do programa pró trilhos, a Valec passa a fornecer o conhecimento adquirido nesses 50 anos no ramo de ferrovias à iniciativa privada.
A mudança na legislação no ano passado pela medida provisória nº 1.065, é um divisor de águas no que diz respeito ao desenvolvimento ferroviário do Brasil. O superintendente de Inteligência e Prospecção da estatal, Danilo Miranda, explica que, “com maior rapidez para a circulação de produtos, o setor privado em conjunto com o público é a melhor forma para alavancar as construções ferroviárias no país.”
Com uma expertise sem precedentes no Brasil, a Valec já está acessando empresas para anunciar a sua inserção nessa nova fase de atuação. “Além de possuir um corpo técnico qualificado, a empresa trabalha de forma integrada, ou seja, é possível contratar serviços de diversos campos em uma empresa só”, afirma Miranda.
Visto que ainda não é de conhecimento geral que a estatal está realizando esse tipo de serviço, inicialmente, as atividades ofertadas são as de desapropriação e de licenciamento ambiental. “A vantagem é que sendo uma empresa pública, a possibilidade de reduzir custo e encurtar prazos, é certa. Todas as nossas ações são realizadas de maneira mais célere”, concluiu.
Serviços Ambientais
O licenciamento ambiental e a desapropriação são atividades complexas que necessitam da atuação de diversos profissionais para a elaboração de estudos, planos, ações e projetos. A Engenheira Ambiental da Valec Ana Carla Alves explica que essas duas condicionantes são pré-requisitos para o início de qualquer obra de infraestrutura. “ Isso revela a importância de contratar esses serviços de uma empresa que é referência no assunto”, conclui.