Ainda em alusão aos 50 anos da Valec, estatal pretende criar espaço físico para contar a história da Ferrovia no Brasil
Representantes da Valec e do Centro de Treinamento de Educação Física Especial (CETEFE) se reuniram, na tarde desta sexta-feira (6/5), para conversar sobre os próximos passos da massa documental da estatal, que prevê a criação do Projeto Memória Ferroviária – um espaço físico na Valec para contar a história da Ferrovia no Brasil.
Em cada ambiente do projeto, o visitante poderá vivenciar experiências 3D e sensoriais. O objetivo é valorizar a memória afetiva do início das ferrovias no país e também oferecer aos convidados a oportunidade de criar novas memórias a partir da prática vivenciada. O lançamento do memorial está sendo preparado para que ocorra em setembro de 2022. O projeto prevê a participação de parceiros e as tratativas já tiveram início.
A partir da análise de 2.461 metros lineares de documentos históricos relacionados ao patrimônio ferroviário do Brasil, que está sendo realizado por profissionais com deficiência do CETEFE na área de gestão arquivística documental, os responsáveis avaliaram que, o que parecia ser apenas um passivo documental, continha um acervo de fotos, projetos e outros documentos valiosos, e assim surgiu a ideia do projeto.
Economia
A parceria com a CETEFE gerou para a Valec mais eficiência e economicidade, tendo em vista que a proposta da associação era mais vantajosa em mais de R$ 400 mil em relação à segunda colocada. Saiba mais. Para Márcio Medeiros, diretor de Administração e Finanças da Valec, a parceria com a CETEFE cumpre também o objetivo social da empresa ao contribuir com empregos de 14 pessoas com deficiência, profissionais surdos, para higienizar, tratar e realizar a organização arquivística e documental do acervo da Valec com prazo até dezembro de 2022.