18 de maio de 2022

Rodada de negócios Cidade Ferrovia tem início em Porangatu/GO

Roadshow percorrerá cidades estrategicamente localizadas ao longo da Ferrovia Norte-Sul

Nesta quarta-feira (18), a Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. deu início à Rodada de Negócios Cidade Ferrovia, roadshow que percorrerá municípios localizados às margens da Ferrovia Norte-Sul. A primeira cidade a sediar o evento de negócios é Porangatu/GO. Em parceria com a Prefeitura local, a Valec recebeu representantes da Câmara Municipal, da indústria, comércio, setor logístico e prefeitos de cidades vizinhas.

O Cidade Ferrovias faz parte do Programa Terminais Inteligentes da estatal, por meio do qual foi reformulado todo o rito de concessão das áreas de terminais pertencentes à Valec. O objetivo deste roadshow é fomentar o desenvolvimento ferroviário a partir da exploração, pela iniciativa privada, das áreas de terminais próximas à FNS. Com a iniciativa, espera-se conectar diferentes players da cadeia produtiva, dentre eles: setor produtivo, empresas logísticas, portos, concessionárias ferroviárias, instituições financeiras, dentre outros, promovendo um ambiente de negócios nos municípios participantes.

Com população de aproximadamente 50 mil habitantes, Porangatu tem forte interesse logístico no armazenamento e transporte de graneis líquidos, além da vocação agropecuária. Situada na área de influência da Ferrovia Norte-Sul, ferrovia estruturante do país, o município ainda não possui terminais de cargas, mas é considerado um ponto estratégico, tendo em vista que a cidade está localizada no meio do trajeto ferroviário entre os portos de Santos/SP, do Itaqui/MA e do futuro porto sul de Ilhéus/BA. Ao norte, está Figueirópolis/TO, onde se planeja conectar a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) à Ferrovia Norte-Sul e, ao sul, fica a cidade de Mara Rosa/GO, ponto onde a futura Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO) será conectada à FNS.

O evento

Para esta abertura da rodada de negócios ferroviários, a Valec programou apresentações estratégicas, com o intuito de percorrer os principais pontos do rito de concessão das áreas de terminais, além de abrir espaço para parceiros.

O ponto de vista de quem já opera em área de terminal da Valec foi apresentado pela operadora logística norueguesa Granel Química Odfjell Terminals, representada por seu gerente de Operações de Terminais, Leandro Medina. O tema da apresentação foi o mercado de combustíveis e a importância de um pátio de transbordo na operação ferroviária. Medina destacou a relevância da sinergia com a Valec e o aprimoramento constante da operação.

Finalizando as apresentações, Lauro Martins, CEO da empresa Ynova Soluções Logísticas, falou aos empresários e produtores locais sobre como a logística ferroviária pode aprimorar os negócios. A empresa atua na elaboração de estudos de viabilidade multimodal.

Para encerrar este primeiro dia da Rodada de Negócios Cidade Ferrovia, os palestrantes responderam às perguntas dos interessados em explorar áreas de terminais da Ferrovia Norte-Sul.

Próximas cidades

A Rodada de Negócios Cidade Ferrovias segue para Uruaçu/GO nesta sexta-feira, 20/05.
Na próxima semana, será a vez de São Simão, seguida por Araguaína/TO no dia 08 de junho e Guaraí no dia 14/06.

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Assessoria de Comunicação Social