Nesta terça-feira (15), a Infra S.A. finalizou a etapa de reuniões com potenciais investidores no projeto da empresa para a concessão da área para a construção de um terminal de grãos no Pátio Ferroviário de Guaraí (TO). O objetivo é esclarecer eventuais dúvidas sobre o projeto, que foi apresentado em uma sessão pública virtual realizada no dia 11 de agosto.
Os estudos de viabilidade desenvolvidos pela empresa preveem mais de R$ 34 milhões em investimentos na construção e outros R$ 125 milhões na operação do terminal, localizado às margens da Ferrovia Norte-Sul. Ao ser concluído, o empreendimento terá a capacidade mínima de armazenar 8.650 toneladas de grãos e realizar serviços de armazenagem e transbordo, ou seja, transferir carga proveniente do modo rodoviário para o transporte ferroviário.
O trabalho foi divido em seis cadernos que detalham os investimentos necessários em obras, compra de equipamentos, a previsão de demanda para o terminal, os custos operacionais e aspectos ambientais do futuro terminal.
O período para enviar contribuições sobre os estudos vai até o dia 18 de agosto. Após essa etapa, será feita uma análise técnica sobre as sugestões, que podem ser incluídas na versão final do estudo, que será submetido para análise do Tribunal de Contas da União.
A concessão da área para o terminal faz parte do Programa Terminais Inteligentes, iniciativa da Infra S.A. que tem o objetivo de fomentar o sistema ferroviário e ampliar o transporte sobre trilhos no Brasil.