No dia 29 de novembro, a Infra S.A. realiza o evento “Diversidade e Inclusão – Perspectivas nas Organizações Públicas”. O evento promove um espaço de diálogo e reflexão sobre a importância da diversidade e inclusão no ambiente de trabalho público. O encontro será às 14h, no auditório da Infra S.A.
Durante o encontro, promovido pela Diretoria de Administração e Finanças e pela Comissão de Ética, especialistas compartilharão suas experiências e perspectivas sobre a diversidade e a inclusão na administração pública.
Inscreva-se: https://forms.office.com/r/ngYKQ3N6nR
Confira a programação:
9h: Abertura
Elisabeth Braga – Diretora de Administração e Finanças
Daniela Gorayeb – Conselheira de Administração da Infra S.A. e Chefe de Assessoria de Participação Social e de Diversidade no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
9h30 às 12h – Mesa 1: Aspectos Conceituais e normativos relativos à diversidade e inclusão e sua aplicação nas organizações públicas.
Marlon Ricardo de Amorim
Graduado em Direito na Universidade do Oeste de Santa Catarina e na UCAM – Universidade Católica de Múrcia (Espanha). Ativista institucional e Palestrante sobre Direitos Humanos e Direitos Sociais; Atualmente Servidor e Assessor de Gabinete na Justiça Federal de Santa Catarina; Membro do Grupo de Trabalho em Direitos Humanos, Equidade de Gênero, Raça e Diversidades da Justiça Federal 4ª Região; Membro do Comitê de Direitos Humanos do IFSC – Instituto Federal de Santa Catarina. É delegado de Direitos Humanos e integra o Movimento Nacional pelos Direitos Humanos (MNDH).
Ana Paula Antunes Martins
Professora do Departamento em Gestão de Políticas Públicas e do Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos e Cidadania da Universidade de Brasília. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Mulheres da UNB
Silvia Badim Marques
Coordenadora do Núcleo de Estudos de Diversidade Sexual e de Gênero (NEDIG), ligado ao Centro de Estudo Avançados Multidisciplinares (CEAM) da Universidade de Brasília (UnB).
Vanessa Patrícia Machado Silva
Vanessa Machado é coordenadora de Políticas de Ações Afirmativas no Ministério da Igualdade Racial, doutoranda em Sociologia na Universidade de Brasília e cientista política também na UnB. Suas áreas de pesquisa e atuação profissional são nas temáticas de desigualdades raciais, história das relações raciais no Brasil, políticas de promoção da igualdade racial e interseccionalidade de gênero/raça e políticas públicas.
14h30 às 17h – Mesa 2: Experiências e práticas relativas à diversidade e inclusão nas organizações públicas
Ministro Cláudio Mascarenhas Brandão
O ministro do Tribunal Superior do Trabalho, nasceu em Ruy Barbosa/BA, em 03 de abril de 1961, embora tenha vivido sempre em Itaberaba/BA. Iniciou o curso de Direito na Universidade Católica de Salvador (UCSAL) e se graduou pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus (1985). Mestre em Direito pela Universidade Federal da Bahia.
Hilda da Silva Gomes
Bióloga, Educadora museal atuando na Fundação Oswaldo Cruz /Fiocruz desde 2006. Especialista em Educação Especial/UFRJ, Ensino de Ciências/UFF, Acessibilidade Cultural/UFRJ, Mestre em Educação/UFF. Integra o Comitê Fiocruz pela Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência e a Coordenação Colegiada do Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça Fiocruz. É docente dos seguintes programas de pós-graduação lato sensu da Fiocruz: Divulgação e Popularização da Ciência; Direitos Humanos, Acessibilidade e Inclusão; Ciência, Arte e Cultura na Saúde. Integra a Comissão Permanente de Avaliação dos Cursos Lato sensu da Fiocruz. É coordenadora da Coordenação de Equidade, Diversidade, Inclusão e Políticas Afirmativas/CEDIPA Fiocruz.
Magali Dantas
Coordenadora Geral de Capacitação de Altos Executivos na Enap. Mestra em Governança e Desenvolvimento pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap 2020). Pós-graduada em Gestão de Pessoas pela Universidade Anhanguera (2010). Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Concentra seus estudos na área de Políticas Públicas de Ação Afirmativa, em especial, para a redução da desigualdade racial no poder judiciário. É técnica judiciária na Justiça Federal do RS, onde articulou e integrou o Grupo de Trabalho para Ações em Direitos Humanos, Equidade de Gênero, Raça de Diversidades entre 2020 e 2023 e a Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual da instituição entre 2021 e 2023. É colaboradora da estratégia FIAR: Formação e Iniciativas Antirracistas, parceria firmada entre o Ministério da Igualdade Racial e a Enap. É mãe do Raphaël e tem publicações no tema.
Marina Rodrigues
Ocupante do cargo de Técnica Administrativa da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) há 14 anos, e graduada em Gestão de Recursos Humanos, atua nas áreas administrativas da Agência, e sempre pautou sua atuação pelo respeito à diversidade no ambiente de trabalho. Desde outubro de 2023, está Diretora de Desenvolvimento Social e Cultural do Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (Sinagências).