15 de dezembro de 2023

Estudo da Infra S.A. viabiliza investimentos de mais de 900 milhões de reais ao Porto de Paranaguá

Empresa outorgada vai construir terminal portuário de grãos com capacidade operacional de 3,2 milhões de toneladas por ano.

O terminal PAR09, no Porto de Paranaguá, foi leiloado nesta quinta-feira, na B3, em São Paulo. A Infra S.A. foi a empresa responsável pelo Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental que permitiu a concessão da área.

A nova gestora do espaço, FIP Multiestrategia (da Quadra Gestão de Recursos), deverá fazer investimentos de R$ 910,6 milhões de reais pelos próximos 35 anos, conforme estabelecido no edital.

Com os recursos, será construída a 1ª etapa do Píer F, com dois novos berços com capacidade operacional de 4 mil toneladas por hora cada um e porte para atender uma geração superior de navios, os greneleiros de classe Mini Capesize, com até 125 mil TPB. Além disso, a capacidade portuária do terminal será aumentada em 3,2 milhões de toneladas de grãos por ano no corredor oeste, com a construção de 162 mil toneladas de capacidade estática.

O PAR09, de aproximadamente 26,5 mil metros quadrados, é voltado à movimentação de granel vegetal, em especial soja, milho e farelos. Atualmente, Paranaguá é o segundo porto organizado com maior movimentação de cargas do país.

O valor da outorga do leilão foi de R$ 615mil.

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Assessoria de Comunicação Social