Na última semana, a Infra S.A. e o governo do Mato Grosso do Sul iniciaram as atividades voltadas para o aprimoramento do setor aéreo estadual. O contrato entre a empresa estatal vinculada ao Ministério dos Transportes e o governo sul-mato-grossense prevê a realização de estudos de pré-viabilidade para 20 aérodromos regionais.
A equipe técnica da Infra S.A. iniciou as visitas técnicas para a caracterização dos aeródromos e coleta de subsídios para o desenvolvimento dos estudos. Neste trabalho, a empresa fará o diagnóstico da infraestrutura existente, a avaliação de demanda, as estimativas de investimentos e receitas, as projeções de arrecadação de tributos, a análise custo-benefício dos empreendimentos e a identificação das vantagens socioeconômicas dos aeroportos estudados. A estimativa é de que esse trabalho seja concluído em 6 meses.
O diretor-presidente da Infra S.A, Jorge Bastos, destacou que o desenvolvimento do setor aeroportuário é fundamental para ampliar o comércio, fomentar o turismo e contribuir com o crescimento da economia do estado.
“Nesse projeto, a Infra S.A. irá entregar estudos para que o governo estadual possa atrair investimentos do setor privado. Esse trabalho demonstra a capacidade da Infra S.A. em prestar serviços para todos os modos de transporte e em todos as esferas de governo, seja federal, estadual ou municipal”, disse.
Plano diretor aeroportuário
Pelo contrato, a Infra S.A. também irá apresentar ao governo planos com os investimentos necessários para modernizar e ampliar a capacidade dos aeroportos de Bonito, Dourados, Três Lagoas, Naviraí e Porto Murtinho. Os Plano Diretores Aeroportuários são documentos que trazem os dados e informações para o desenvolvimento do aeroporto no curto, médio e longo prazo.