A primeira concessão hidroviária do Brasil está mais perto de se tornar realidade. Neste Dia da Água (22), a Infra S.A. finalizou os estudos socioambientais para a hidrovia do Rio Madeira, em Porto Velho (RO).
O trabalho reúne o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (EIA/RIMA) que serão incluídos no estudo de viabilidade, técnica, econômica e ambiental (EVTEA) para a hidrovia. Os documentos foram elaborados a partir de visitas técnicas da equipe da Infra S.A. ao Rio Madeira, ocasião em que o projeto foi discutido com diversos atores da sociedade e do governo local
O diretor-presidente da Infra S.A. Jorge Bastos, afirma que as concessões hidroviárias representarão um marco histórico na infraestrutura brasileira. Bastos explica que além de atrair investimentos de novos atores para o setor de transportes nacional, as hidrovias são estruturadas de forma a preservar os recursos hídricos.
“Esses estudos refletem a preocupação da Infra S.A. com a manutenção da qualidade da água
em toda extensão do Rio Madeira. O respeito ao meio ambiente e ao modo de vida das populações locais é uma das principais premissas observadas durante essa etapa do projeto”, disse.
A próxima fase do projeto é a conclusão do EVTEA, que será submetido para análise do Ministério dos Portos e Aeroportos e da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). A agência é responsável por conduzir a etapa de consulta pública, momento em que toda a documentação será disponibilizada à sociedade.
Sustentabilidade
Viabilizar alternativas para o transporte de cargas por hidrovias é fundamental para reduzir a emissão de gases de efeito estufa no Brasil. Dados do Observatório Nacional de Transporte e Logística da Infra S.A. mostram que que apesar de ainda utilizar combustível fóssil, uma única barcaça pode transportar até 5 mil toneladas, a mesma quantidade de carga do que de 143 caminhões.