16 de maio de 2024

Panorama Transportes: Crescimento no transporte de cargas do primeiro trimestre de 2024 é destaque da edição de março

O primeiro trimestre de 2024 registrou uma elevação da movimentação de cargas se comparados ao mesmo período de 2023, principalmente voltados aos modos aquaviário e ferroviário

Os dados do Panorama Transportes do mês de março mostram que o transporte aquaviário com foco no comércio exterior teve aumento de 9% no primeiro trimestre de 2024, em comparação com o ano anterior. As principais commodities que puxaram esse crescimento foram o minério de ferro e o açúcar, que, por sua vez, apresentou um aumento de 83%. O reflexo desse cenário se encontra na redução da oferta de outros players internacionais devido aos eventos climáticos que vêm afetando diversas partes do mundo.

De acordo com os dados do Estatístico Aquaviário, houve um crescimento de 5,2% na movimentação portuária no primeiro trimestre de 2024 (incluindo navegação interior e cabotagem), atingindo 303 milhões de toneladas. O crescimento geral foi alavancado pela movimentação de granéis sólidos e de cargas conteinerizadas.

Também foi registrado um aumento do transporte ferroviário de 10,8% no acumulado dos três primeiros meses, representando quase 120 milhões de toneladas úteis transportadas em 2024. Houve um aumento na movimentação de todos os segmentos classificados, mas principalmente devido aos resultados do transporte de minério de ferro e do setor agrícola, de extração vegetal e celulose.

Em relação à movimentação de carga geral (granéis agrícolas, combustíveis, contêiner e demais cargas), o crescimento segue em uma tendência, na qual 2023 chegou ao maior patamar de transporte dos últimos 18 anos. A expectativa é que o novo PAC realize mais de R$ 94 bilhões de investimentos públicos e privados no transporte ferroviário até 2026, incentivando ainda mais o setor.

Já em relação ao transporte aéreo, observou-se um aumento do transporte de carga aérea no primeiro trimestre de 5,25% em relação a 2023, representando cerca de 330 mil toneladas. Se verificarmos apenas o mercado doméstico, esse aumento chegou a 13,81% no acumulado dos meses.

Essas e mais informações estão disponíveis no Panorama de Transportes elaborado pelo Observatório Nacional de Transporte e Logística (ONTL) que detalha mensalmente os dados do setor de transportes e está disponível em https://ontl.infrasa.gov.br/paineis-analiticos/painel-panorama-transportes/

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Assessoria de Comunicação Social