A exposição “Tecendo o amanhã: Saberes do Povo Tapirapé” faz parte do Programa de Apoio à Terra Indígena Urubu Branco (PAINDIO), desenvolvido pela Infra S.A., no âmbito do Componente Indígena do Licenciamento Ambiental da BR-158/MT, trecho norte.
Entre as atividades previstas no PAINDIO está o subprograma de Comunicação Social Indígena, responsável pela formação da “Rede jovens comunicadores sociais Apyãwa”. Pertencentes ao povo Tapirapé, o coletivo tem o objetivo de gerar, compartilhar e divulgar informações referentes as atividades de educação ambiental, configuração socioespacial da terra indígena e o status do empreendimento.
Todos os participantes do projeto foram capacitados para o desenvolvimento de atividades de audiovisual, fotografia e organização digital das informações.
O grupo de comunicadores sociais Apyãwa é composto por oito representantes de cada aldeia da TI Urubu Branco, que recebem uma bolsa de incentivo para realização de suas atividades. São eles:
As ações do grupo podem ser conferidas pelas redes sociais pelo Instagram @comuncadoresapyawa
A festa do Cara-Grande é também chamada de Tawã, espírito que sai do fundo do lago para festejar com o povo Apyãwa. A máscara que o representa é feita de um arbusto denominado de Ywapa. São três máscaras que se presenciam nas festividades do povo Apyãwa. Para cada ritual são confeccionadas três Tawã: Karaxao (espírito do povo Kaiapó), Kapitãwa (espírito do povo karajá) e Kopĩ (espírito de um povo extinto). Para a máscara Tawã, a fabricação é mais cuidadosa e cercada de respeito, sendo necessário um controle ritualístico por parte de quem a fabrica e de quem conduz o ritual, considerado o dono da festa. O Tawã pode trazer ma’ekato (a proteção) para o povo Apyãwa, mas também pode trazer ma’eaiwa (doenças).
Tawã xãra ramõ akamatãra ma’e mĩ axe’itee apyyrõ axewe, gỹ xeweyjtãwa ramõ. Tawã xãra kwaãwire xowe mĩ ikwejkwerirẽ akoma’ekwera ia iapaãwyma re ka’ã pe, Yamo’oga ‘ywypy apyrera mõ manaka, Tawã ramõ iapamatãta. A’e mĩ werot Takãripe, a’e pe mĩ akoma’ekwera iapa irekawo Tawã.
A abertura que o povo faz para a festa do rapaz é chamado de Kã’o. Essa festa acontece no início da noite e vai até o amanhecer. O Kã’o tem a participação dos homens, das mulheres e das crianças. Esse envolvimento é necessário para festejar essa passagem da vida, que na cultura Apyãwa é muito especial. A abertura do Kã’o dura algumas noites antes de ser realizada a cerimônia da festa do rapaz, propriamente dita.
Xane mĩ Apyãwa ramõ xite’omat axapyxapyri, te’yja pe, wyrã ramõ. Eixanami mĩ Takãra apaãwa re akoma’ekwera gỹ ite’omari wyrã pe, maxirõ pe mĩ Takãra re te’omaãwa. Kwewi we raka’ẽ emanyn itori akawo ate’omata Takãra apaãwa re, wyrã pe. Emanyn raka’ẽ mĩ tanemejxe iapapawi axewe wetyma akoma’ekwera, tarywa retyma ramõ ranõ.
O povo Tapirapé, que se autodenomina Apyãwa, pertence à família linguística Tupi-Guarani, do tronco tupi. Tapirapé é a denominação dada pelos “maira” (brancos) e tem sua origem etimológica nas palavras “tapi’ira” e “pe” que juntas significam “caminho da anta”. É o povo que habita a região da serra do Yrywo’ywãwa (Urubu Branco), local sagrado segundo a cosmologia Apyãwa. A região Yrywo’ywawa é considerada como um ecotono entre os biomas Cerrado e Amazônico, sendo a sobrevivência desse grupo oriunda de plantações de roça, de árvores frutíferas e animais de caça encontrados nos ecossistemas dessa área de transição e de florestas densas. Os Apyãwa usufruem desses ecossistemas conforme sua organização social, ou seja, atividades da caça, lavoura, pesca e coleta.
Atualmente, o povo Apyãwa está distribuído em duas áreas indígenas: uma, denominada de Terra Indígena Tapirapé/Karajá (66.000 hectares), a outra área é a Terra Indígena Urubu Branco (167.533 hectares), onde estão localizadas oito aldeias, que são: Tapi’itãwa (Urubu Branco), Inataotãwa (Santa Luzia), Akara’ytãwa (Santa Laura), Towaja’atãwa (Sapeva), Wiriaotãwa I (Codebra), Tapiparanytãwa (Córrego da Onça), Myryxitãwa (Buriti) e a Wiriaotãwa II (Codebra II). A soma desses territórios abrange os municípios de Santa Teresinha, Porto Alegre do Norte e Confresa, na região norte do estado Mato Grosso. A maioria dos nomes das aldeias, em português, são de antigas fazendas que foram desapropriadas para a retomada do território indígena homologado e reconhecido desde 1996 por meio da Portaria nº 599, de 02/10/1996, e do Decreto de 08/09/1998.
Os primeiros contatos do povo Tapirapé com a sociedade não indígena, registrados desde o início do século XVI. Hoje, são estimados aproximadamente 950 Apyãwa e 298 famílias habitando as aldeias da TI Urubu Branco.
O povo Tapirapé procura valorizar e manter suas tradições e costumes, seus ritos de iniciação, sua arte, seus processos educativos na língua materna, seus espaços de transmissão de conhecimento como a “Takãra” (casa cerimonial localizada no centro da aldeia), sua visão política de liderança para lidar com o mundo dos maira (brancos) e seus saberes tradicionais de cura.
Assim, em pleno século XXI, no topo das lideranças indígenas muito tem-se discutido em encontrar o equilíbrio entre os dois mundos, Apyãwa reka (a cultura Apyãwa) e o maira reka (cultura ocidental), utilizando de sabedoria milenar o povo Tapirapé tem se tornado sinônimo de fortalecimento cultural, educação, organização política e resistência frente às demandas do mundo contemporâneo.
Apyãwa a’era mõ Tupi-Guarani xe’ega pe aka ma’e mõ, Yrywo’ywajpe aka ma’e. Axakwe raka’ẽ maira gỹ ieraki ‘ota Apyãwa, Tapi’irape pe, Tapirapé xawyjme. Apyãwa ywy pe a’era mõ ka’ãete, xõ ranõ. A’e wi a’era mõ mĩ i’o ipaipara imota, eixanami; temiãra, wyrã, ywã, ‘ipirã, epewera mĩ a’o imota ka’ãete wi, xõ wi ranõ.
‘Yg a’era mõ Apyãwa ireka mokõj ywy, eixanami; amõ ywy pe ika Apyãwa agỹ axapype Karaxa ne. A’ega ywy a’era mõ (66.000 hectares), a’ere xowe amõ yrywo’ywajpe (167.533 hectares), a’e pe xowe maxepepa maapy tãp, eixanami; Tapi’itãwa, Tapiparanytãwa, Towajaatãwa, Wiriaotãwa I, Wiriaotãwa II, Inataotãwa, Myryxitãwa, Akara’ytãwa, epe a’era mõ tãwa Yrywo’ywajpe. Axekwe mĩ maira tãwa pyteripe itowi Apyãwa ywy, eixanami; Santa
Terezinha, Porto Alegre do Norte, Confresa, epegỹ mĩ aka Apyãwa tãwa kopej. Ywy manakawera a’era mõ karakaj axeapa maira reka pe 1996 re, ywyrape pe iapawo inoga ikwaxiata iapaãwera (Portaria nº 599, 02/10/1996, Decreto 08/09/1998.
Axekwe ro’õ raka’ẽ Apyãwa ropi apata aawo, maira ypy agỹ iraã amama’eay ietyka ixope, emanyn raka’ẽ ikome’o inoga ywyrape imagetapyra pe maira aparageta ikwaxiata. Maira gỹ ro’õ rakwee ekwe aka imamyrowo itaenypoka, ywy kato. A’era ro’õ raka’ẽ ia apata opi kate emiwera mamyroãwa ropi.
Axekwe ro’õ raka’ẽ 1912 re itori maira mõ Apyãwa pyri ranõ, Dr. Francisco Mandacaru xawa, a’era ro’õ raka’ẽ Apyãwa ika 1000, 1500 we, awã ramõ. Axe tanã ro’õ raka’ẽ epewi Apyãwa ipawereri ‘ota, wetepe raka’ẽ ixokã xekyja, aparapimakamamo ma’e, axekwe raka’ẽ Karaxao imakaxy irekawo ee apa’yma ranõ, a’era raka’ẽ Apyãwa ipawereri. A’era ro’õ raka’ẽ 1947 re Apyãwa ika 50 ixe, emanyn raka’ẽ ikome’o. Axekwe ro’õ raka’ẽ Karaxao axee pa’yma ramõ iayj Apyãwa Tapi’itãwa wi ranõ, axa’axa’aka axawi, amowera ro’õ raka’ẽ aa awiowy ropi.
A’erẽ xowe ro’õ raka’ẽ itori maira mõ Apyãwa pyri ranõ, 1950 re, Lúcio Pereira Luz xawa, a’ega ro’õ raka’ẽ apyyro ‘ota Apyãwa ikaawyma re ranõ, imagaakata ro’õ raka’ẽ aywy pe, imota ixope ka mõ temitymityma reewewe emi’o ramõ. A’e wi xowe ro’õ raka’ẽ iraã SPI pewara Paranyo katy, pe iapaakata iraawo ixope tãwa mõ, Orokotãwa xawa.
‘yg a’era mõ Apyãwa wetepe ixeowi akawo ranõ, Yrywo’ywajpe, 950 a’era ika awã ramõ, 298 xawerekwara. Axekwe amõ ywy pe pewo itowi Apyãwa mõ ranõ. Emanyn ka a’era mõ itori akawo Apyãwa, iraxerapata, imagywo weka Takãripe, axapyyka axee weka ropi, maira reka ropi ranõ, imagywo maira re eka irekawo ixawie. A’era mõ ka Apyãwa yakwera gỹ, amõ wera gỹ iraa temone irekawo maira ramõ axema’eãwa, a’ere xowe a’egỹ ka’emaweripe axapyyka axaee ranõ, Apyãwa ramõ.
Emanyn a’era mõ ka Apyãwa iraa irekawo axapyyka temone, xema’eãwa pe maira ramõ, tawaxara ramõ ranõ, teka magyãwa re, tekateka maxywatyãwa re Apyãwa.
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