Nesta quinta-feira (27), a gestora 4UM Investimentos em Infraestrutura arrematou a concessão da rodovia BR-381/MG e será responsável por investir, pelos próximos 30 anos, R$ 9,34 bilhões no trecho de 296,3 quilômetros entre as cidades de Belo Horizonte e Governador Valadares. A Infra S.A. foi a responsável por realizar melhorias substanciais no projeto, que tornaram o empreendimento mais atrativo para o setor privado.
Durante o leilão, realizado na sede da B3, em São Paulo, a 4UM ofereceu um desconto de 0,94% sobre a tarifa básica de pedágio. Durante a cerimônia de batida do martelo, o ministro dos Transportes, Renan Filho, ressaltou a participação da Infra S.A. no projeto.
“A Infra S.A. tem estruturado com competência os projetos. O valor do desconto demonstra que o governo está bom de conta, nem foi folga muito grande, nem aperto muito grande”, afirmou.
Para o diretor-presidente da Infra S.A., Jorge Bastos, a concessão da rodovia inicia um novo capítulo na história de Minas Gerais.
“Esse projeto vai contribuir para aumentar segurança na rodovia. As obras que serão feitas pela concessionária são muito aguardadas pela população e vão reduzir o número de acidentes”.
Já o diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres, Rafael Vitale, destacou que o leilão marca o fim da alcunha de “rodovia da morte”.
“O sucesso do leilão é uma batalha vencida em parceria e sinergia com o Governo Federal, Ministério dos Transportes e Infra S.A”.
A Rodovia
A BR-381/MG é um importante corredor logístico para o escoamento de produtos industriais. Atravessa o Vale do Aço, no interior de Minas Gerais, além de interligar os estados de Minas, São Paulo e Espírito Santo, o que resulta em um intenso fluxo de caminhões e ônibus, além de carros leves. O trecho da concessão abrange 13 cidades mineiras às margens da estrada e outras tantas que dependem indiretamente dela, resultando em um tráfego médio de 24.733 veículos ao dia. A expectativa é de que a concessão beneficie 3,7 milhões de pessoas que vivem na região e promova 80.879 empregos diretos e indiretos.
Benefícios
Entre as melhorias previstas no projeto estruturado pela Infra S.A. estão 134,27 quilômetros de duplicação (27,3 km de obras remanescentes e 106,44 km de novos trechos), 83 quilômetros de faixas adicionais, 51 correções de traçado, além de áreas de escape, 1 Ponto de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros e 23 passarelas para a travessia de pedestres.
Todos os municípios que fazem parte da referida malha rodoviária serão beneficiados pelo empreendimento (diretamente e indiretamente): Antônio Dias; Barão de Cocais; Bela Vista de Minas; Belo Horizonte; Belo Oriente; Bom Jesus do Amparo; Caeté; Coronel Fabriciano; Governador Valadares; Ipatinga; Jaguaraçu; João Monlevade; Nova União; Naque; Nova Era; Periquito; Sabará; Santa Luzia; Santana do Paraíso; São Gonçalo do Rio Abaixo; Timóteo.
Além disso, a concessão oferecerá um Desconto para Usuários Frequentes (DUF) e a opção de pagamento automático para motoristas, por meio do uso de TAGs. Usuários frequentes são aqueles que percorrem trechos da rodovia diversas vezes por mês, como no caso de pessoas que residem e trabalham em cidades próximas.
O projeto de concessão tem a estimativa de 79.688 empregos diretos, indiretos e efeito-renda.