Debates aconteceram para tratar dos investimentos na logística ferroviária nacional e soluções para impulsionar o ator
A semana foi agitada na sede da Valec, em Brasília. Isso porque parlamentares, de Norte a Sul do Brasil, conversaram com equipes da estatal com o objetivo de debater futuros investimentos ferroviários, estreitar relações e fomentar a sinergia entre a instituição e os players de mercado. Participaram das reuniões representantes políticos de estados das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste.
As agendas com parlamentares e prefeitos são fundamentais para impulsionar o diálogo entre o Governo Federal e os estados/municípios. Com isso, a expectativa é fazer um intercâmbio de negócios e alinhar ideias sobre a logística nacional.
Guaraí (TO)
Na terça-feira (15/02), a prefeita do município de Guaraí (TO), Fátima Coelho (DEM/TO), visitou a Valec com o intuito de cumprimentar a estatal sobre a bem sucedida licitação de um terminal ferroviário na região. Segundo o diretor-presidente da Valec, André Kuhn, a instalação do terminal intermodal não demora. “Dentro de pouco tempo, o terminal de embarque e desembarque começará a operar em Guaraí”, afirmou.
Bahia
Ainda no início da semana, esteve na estatal o deputado José Rocha (PL/BA), que conversou com a equipe de negócios para acompanhar uma conversa técnica entre a Valec e o Consórcio TT- Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) sobre a assinatura da ordem de serviço para dar início às obras de execução no Lote 06F na região de São Félix do Coribe (BA). Foram apresentados para o deputado os resultados dos trabalhos desenvolvidos pela Valec no estado baiano e a perspectiva de geração de mais 1000 empregos. O deputado falou sobre a satisfação em saber que o trabalho tem sido realizado de forma hábil na Bahia, inclusive com a entrega do lote 7 da FIOL ainda este ano. “Está sendo agilizada a construção de dois lotes, para ainda este ano entregar grande parte dessas obras”, destacou.
Nova Ubiratã/MT
Na quarta-feira (17/02), a comitiva formada pelo prefeito Edegar José Bernardi (PRTB/MT) e vereadores de Nova Ubiratã (MT), reuniu-se em Brasília com representantes da Valec para debater a criação de um terminal de grãos na Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO) que cortará o município mato-grossense. Por ser o segundo maior produtor de soja do estado, a implementação desse pátio em Nova Ubiratã trará benefícios para a logística no centro do país.
Estrela d’ Oeste/SP
Para finalizar a semana de encontros com políticos interessados no desenvolvimento logístico do país, na quinta-feira (17/02), integrantes da Câmara de Vereadores de Estrela d’ Oeste (SP) estiveram presentes na estatal para falar sobre a possibilidade de utilizar um terreno de propriedade da Valec para a construção de um terminal intermodal na região. Ao fim da conversa, ficou alinhada a realização de uma consulta pública e a visita da equipe de negócios da estatal à cidade paulista para uma reunião com os interessados em firmar parcerias com a estatal ferroviária.