6 de dezembro de 2021

Alto desempenho orçamentário e economia administrativa são indicadores de eficiência da Valec

Estatal reduziu aproximadamente 55% dos gastos administrativos e tem um dos melhores desempenhos orçamentários dentre os entes coligados ao MInfra

Os anos de 2020 e 2021 marcaram a renovação da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., empresa pública vinculada ao Ministério da Infraestrutura, cuja função social é a construção e exploração da infraestrutura ferroviária.

A atual gestão da estatal, que assumiu suas funções em abril de 2020, vem atuando, em consonância com as diretrizes do Governo Federal, na ampliação do modo ferroviário na matriz de transporte de carga do país. Para isso, reduziu gastos administrativos em aproximadamente 55%, realocou recursos para as obras da FIOL II e vem executando o orçamento destinado à empresa de forma eficiente: a Valec tem um dos melhores desempenhos orçamentários entre os entes vinculados ao MInfra.

De acordo com Márcio Medeiros, diretor de Administração e Finanças da estatal, essa reestruturação foi baseada nos seguintes pilares: eficiência, integridade e transparência nos gastos públicos. “Com a economia expressiva de gastos administrativos, conseguimos realocar recursos para as obras e investimentos na melhoria de condições de trabalho de infraestrutura de TI. Nossos processos licitatórios ficaram mais transparentes e participativos, o que também imprimiu maior eficiência nas contratações e concessões das áreas destinadas a terminais, uma fonte de recursos para a Valec”, afirmou Medeiros.

Os números deixam clara a otimização dos recursos públicos, diretriz adotada pela área administrativa da empresa pública. Com a redução de despesas, em 2020, a economia foi de R$ 9 milhões. Mantendo essa tendência, a economia adicional, este ano, está em R$ 4,2 milhões. “A missão que recebemos foi de fazer o uso inteligente dos recursos do Estado, conduzindo o trabalho logístico a buscar linhas de economicidade ancoradas na atuação técnica, sem comprometer padrões de qualidade”, declarou Raphael Brandão, superintendente Administrativo da Valec.

Quanto ao desempenho da execução do orçamento, o ranking elaborado pela Junta de Execução Orçamentária (JEO), instituída pelo MInfra, indica que a Valec tem atingido as metas e indicadores estabelecidos. De acordo com Gilson Mourão, superintendente de Orçamento e Finanças, “a Valec oscila entre primeiro e segundo lugares no ranking JEO, o que indica um aprimoramento considerável da nossa Governança. Com isso, reforçamos a credibilidade da empresa perante entes públicos, privados e potenciais parceiros comerciais”.

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Assessoria de Comunicação Social