Resiliência é a capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar a mudanças. Aplicada ao setor de transportes, envolve a capacidade do sistema de absorver, adaptar-se e se recuperar rapidamente de eventos disruptivos, sejam eles de origem natural, como desastres climáticos, ou provocados por ação humana.
No Boletim Logístico deste mês, o Observatório Nacional de Transporte (ONTL) da Infra S.A. traz o tema A Resiliência no Setor de Transportes e sua Incorporação ao Programa de Investimentos no Brasil, com análises que indicam que um sistema resiliente é fundamental para que projetos de infraestrutura estejam alinhados a políticas públicas de desenvolvimento sustentável e com marcos legais voltados para a mitigação dos impactos das mudanças climáticas em um cenário global.
Nesse contexto, o documento cita o Projeto ProAdapta e a plataforma AdaptaBrasil como importantes iniciativas para avaliar e planejar os riscos climáticos no país. A plataforma fornece informações sobre o clima e os riscos de impactos no Brasil e foi desenvolvida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/MCTI) e com a Rede Nacional de Pesquisas (RNP/MCTI).
Esta edição do Boletim de Logística da Infra S.A. reforça a importância de continuar investindo em infraestrutura resiliente e em soluções de longo prazo, garantindo que o Brasil enfrente as adversidades e continue crescendo de forma sustentável. Confira a íntegra aqui.