O trecho de 12 quilômetros que faltava para conclusão da implantação da BR-158, no Mato Grosso, teve as obras autorizadas após a renovação da Licença de Instalação (LI) emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em setembro.
A retomada da construção, que estava parada desde 2009, só foi possível pelo trabalho desenvolvido pela Infra S.A. nos procedimentos do processo de licenciamento ambiental junto ao órgão.
A BR-158/MT é considerada um importante corredor logístico de escoamento de produção do estado para o resto do país. Os 12 quilômetros fazem parte do trecho Norte da rodovia, que totalizam cerca de 213 quilômetros. O trecho Sul, com 90 quilômetros, já está finalizado.
Finalizada a fase de licença de instalação, a Infra S.A seguirá com o licenciamento ambiental junto ao Ibama para requerer a Licença de Operação para os trechos Norte e Sul.
Na semana passada, o Ministério dos Transportes e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) assinaram a ordem de serviço para o início das obras.
Plantio Compensatório
Entre as condições para a emissão da licença ambiental, está o plantio compensatório na Terra Indígena Marãiwatsédé, comunidade que fica na área de influência da BR-158/MT.
A Infra S.A. está reflorestando 93 hectares (cerca de 93 campos de futebol) de 155 mil mudas nativas na região.