A Infra S.A., empresa pública vinculada ao Ministério dos Transportes, iniciou o processo para contratar serviços de consultoria técnica especializada em engenharia. O edital, publicado nesta segunda-feira (20), tem um orçamento aproximado de R$ 206 milhões, divido em seis lotes que atenderão diferentes frentes de trabalho da empresa.
Pelo edital, os produtos que serão entregues à estatal contemplam o suporte para elaboração dos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) que viabilizarão novas concessões de rodovias, ferrovias, hidrovias e portos. Entre os exemplos retirados do edital estão estudos de mercado e demanda, estudos de tráfego, estudos de engenharia, estudos jurídicos, entre outros. Além da consultoria para os EVTEAs, outro lote do edital prevê a contratação de produtos que auxiliarão a empresa nos serviços de planejamento da infraestrutura logística. É o caso dos Planos Estaduais de Transporte e Logística (PELT), ofertados aos estados e dos Planos de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ), que traçam as estratégias e ações para expansão dos complexos portuários do país.
O diretor-presidente da Infra S.A., Jorge Bastos, destaca que as contratações darão mais celeridade à empresa. Atualmente, mais 60 projetos listados no Novo Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) estão sob a responsabilidade da empresa.
“Estamos trazendo eficiência e expertise do mercado privado aos projetos em curso e que serão iniciados na empresa. Vamos avançar na elaboração de estudos que resultarão em investimentos importantes para o país. Todos os produtos entregues pelas consultorias passarão pela avaliação da equipe técnica da Infra S.A”, disse.
Projetos Ferroviários
Outra demanda que será atendida pelo contrato é a necessidade de elaboração e revisão de projetos de engenharia para ferrovias, uma das prioridades do Ministério dos Transportes. Entre as atividades previstas está o levantamento de custos e estudos de campo.
Inovação e sustentabilidade
A contratação também irá atender a Infra S.A. na elaboração de soluções voltadas para o desenvolvimento do setor de transportes e na construção de novos modelos de negócios para a empresa. Ações para o avanço de soluções sustentáveis para os projetos da empresa também estão previstas no edital.
Transparência
Para levar mais transparência e conformidade ao processo licitatório, a Diretoria de Administração e Finanças da Infra S.A. solicitou à Controladoria Geral da União (CGU) uma consultoria sobre o edital e os documentos técnicos necessários para a contratação. A iniciativa repete o que foi realizado em outro edital da empresa (Obras da FIOL II). Segundo a diretora de Administração e Finanças, Elisabeth Braga, repetir a parceria com a CGU traz mais transparência e conformidade ao processo.
“Ter a CGU como parceira nesse projeto reforça o compromisso da Infra S.A. com a integridade e com a otimização dos recursos públicos”, disse.
Consórcio
Segundo o edital, os interessados em participar da disputa podem formar consórcios de até três empresas. Além disso, um mesmo consórcio só poderá assumir no máximo dois lotes, exceto o vencedor do lote voltado para as atividades referentes ao de meio ambiente. Isso porque a área atua projetos que contemplam todas as demais superintendências da empresa.
Café com Mercado
Na próxima segunda-feira (27), a Infra S.A. realizará um evento para explicar os detalhes do edital para as empresas de cada nicho de mercado, bem como a todas as interessadas em participar da licitação.
O evento presencial será no auditório da empresa às 10h e também terá transmitido pela canal da Infra no YouTube pelo link https://youtube.com/live/hS-keImHNSM?feature=share
Para ver o edital completo, acesse: https://www.infrasa.gov.br/licitacoes/rle-edital-no-008-2024/