Na próxima terça-feira (7), o Ministério dos Transportes realiza o primeiro leilão rodoviário do ano de 2025: a concessão da Ponte Internacional que liga as cidades de São Borja, no Rio Grande do Sul, e Santo Tomé, na Argentina. A disputa será feita na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná.
O projeto desenvolvido pela Infra S.A. prevê US$ 99 milhões em investimentos em obras e em serviços de manutenção. Entre as principais obras estão a instalação de um novo serviço de iluminação, construção de novas faixas de acesso, além de pátios para caminhões e veículos apreendidos.
A concessão também contempla o Centro Unificado de Fronteira (CUF), que terá um aumento na capacidade de processamento e uma redução de cerca de 11% no valor do pedágio nos primeiros anos de contrato.
A Infra S.A. realizou todos os estudos técnicos necessários e participou das trativas binacionais que analisaram e aprovaram os estudos. O diretor-presidente da empresa, Jorge Bastos, destaca que a ponte é uma infraestrutura estratégica para os dois e movimenta cerca de 23% do comércio bilateral.
“Essa concessão viabiliza importantes investimentos em infraestrutura, redução de custos logísticos e aumento da competitividade dos produtos exportados e importados pelas duas nações”, disse.
A concessão da ponte terá duração de 25 anos, com um valor mínimo de outorga de US$ 40,8 milhões.