A Infra S.A. iniciou o período de consulta pública sobre a versão preliminar do Plano Mestre do Complexo Portuário de Imbituba e Laguna, localizado em Santa Catarina.
Até o dia 1º de dezembro, a sociedade pode fazer contribuições, comentários e sugestões sobre os estudos realizados pela empresa.
O Plano tem o objetivo de proporcionar à Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério de Portos e Aeroportos (SNPTA/MPOR) uma visão ampla e estratégica sobre o desenvolvimento do Complexo Portuário ao longo dos próximos anos. A versão final do estudo será feita após as contribuições da sociedade e indicará as ações e os investimentos necessários para o atendimento das demandas, atuais e futuras, direcionadas à infraestrutura portuária.
Para elaborar a proposta, a Infra S.A. realizou, nos Portos Organizados de Imbituba e de Laguna, análises sobre projeção de demanda de cargas, infraestrutura e operações portuárias, acessos aquaviários e terrestres, aspectos ambientais e da relação porto-cidade, além de uma abordagem sobre a gestão administrativa e financeira da Autoridade Portuária.
Com base nesses diagnósticos, a empresa realizou uma análise estratégica que traz os pontos positivos e negativos do Complexo Portuário, compreendendo tanto o ambiente interno quanto o externo. A Infra S.A. também elaborou, em conjunto com as duas Autoridades Portuárias, Plano de Ações e Investimentos para os Portos Organizados.
O diretor-presidente da Infra S.A., Jorge Bastos , destaca que o período de consulta pública traz transparência ao processo de planejamento e promove a democracia participativa.
“Esta é uma oportunidade para criação de planos mais abertos, inclusivos e alinhados com o interesse público, além de garantir que o desenvolvimento dos portos seja sustentável e benéfico para a sociedade como um todo”, afirmou.
As contribuições recebidas auxiliarão na consolidação das análises e propostas apresentadas no Plano de Ações e Investimentos. Os interessados em participar da consulta pública devem preencher o formulário disponível no seguinte endereço:
https://forms.microsoft.com/pages/responsepage.aspx?id=HskmdVlbS0KpzkSvPIb5YyNXPKCE0UhLgOQQtbFvqAZUQThGWExMVzRNWExVWlhPSERUTlI4VU5BRy4u